VisiCalc

VisiCalc

 

No dia 11 de maio de 1979 na feira de informática West Coast Computer Faire, nos Estados Unidos, Daniel Bricklin e Robert Frankston mostrariam para um seleto grupo de pessoas o VisiCalc. A primeira planilha eletrônica se converteria no primeiro killer app da história.

O nome é uma acrônimo de VISIble CALCulator. A ideia havia surgido em 1978 e demorou quase 1 ano para sair do papel. Fazer planilhas a mão era algo muito cansativo e demorado, então eles pensaram em criar uma planilha eletrônica para agilizar este tipo de trabalho.  O programa era revolucionário para sua época. Ao atualizar uma célula, toda a planilha podia ser recalculada. O que parece algo simples nos dias de hoje era algo que fazia a diferença naquela época. Trabalhos que levariam horas poderiam ser feitos em questão de minutos. 

Dois anos antes, na mesma feira, Steve Jobs havia apresentado o Apple II. Este era um computador pessoal muito popular naquela época.  Daniel Bricklin Robert Frankston decidiram fazer o seu produto compatível com o computador da Apple. Não foi uma tarefa fácil. As versões iniciais consumiam 20 Kb de RAM e o Apple II em sua versão básica tinha apenas 16 KB de RAM. Mas como o computador da Apple podia receber um upgrade de até 32 Kb de RAM, eles decidiriam prosseguir, mesmo sabendo que um computador mais caro poderia ser um obstáculo ao sucesso do produto.

Inicialmente lançado apenas para o Apple II, o VisiCalc foi um gigantesco sucesso, vendendo mais de 100 mil cópias no primeiro ano. Seu preço de lançamento era de 100 dólares. As pessoas queriam levar o VisiCalc para o escritório, isso fez crescer a demanda por computadores da Apple, já que seus concorrentes possuíam pouca memória. Os consumidores apenas compravam o computador por causa do VisiCalc. Comprar um computador Apple II, o VisiCalc, e uma boa impressora, não era algo barato, o conjunto todo não saia por menos de 5 mil dólares. Mas para quem trabalhava com planilhas, era um investimento que podia ser recuperado no primeiro ano. 

Mas não foi apenas a Apple que saiu ganhando. A IBM logo percebeu que este era um mercado onde ela também poderia ganhar dinheiro. Então ela acelerou o passo e correu para criar o IBM PC. O VisiCalc mostrou que os computadores não eram apenas um passatempo de entusiastas, mas que podiam ser uma ferramenta muito útil nos escritórios.  Mais de 1 milhão de cópias foram vendidas.

O VisiCalc também chegou para os PCs em 1981. Mas apesar do pionerismo e de ter deixado sua marca na história, a vida do VisiCalc foi curta. Logo surgiram muitos concorrentes, e a empresa não conseguia acompanhar o ritmo da concorrência. Foi um ex-funcionário da empresa, Mitch Kapor, que pós um ponto final na história do VisiCalc. Ele acabou criando um produto melhor em 1983, o famoso Lotus 1-2-3. Feito especialmente para o PC, ele tinha um desempenho melhor, e além disso, era totalmente compatível com o VisiCalc. O fim era só uma questão de tempo.  

A empresa entraria em falência em 1985, e seria comprada pela Lotus. Nos anos seguintes a Lotus dominaria o mercado de planilhas, antes de perder a liderança para o Excel

Atualmente o Excel possui mais de 750 milhões de usuários. O programa com mais de 40 anos de estrada costuma ser a escolha inicial para quem deseja começar a trabalhar na área de análise de dados.

 

Outros conteudos que podem ser de seu interesse

O primeiro celular
10/10/2025HISTORIA

O primeiro celular

Conheça a história do Motorola DynaTAC

Saiba mais...
West Coast Computer Faire
21/10/2025HISTORIA

West Coast Computer Faire

A feira de 1977 foi o primeiro passo para a Apple atingir o sucesso

Saiba mais...

Conteúdo sobre banco de dados sem complicação!


Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/storage/f/7d/a9/dbins/public_html/blog/post.php:101) in /home/storage/f/7d/a9/dbins/public_html/blog/ga4_track.php on line 11