O dia em que Bill Gates ficou milionário
1986 foi um ano importante para a Microsoft
Em 1986 as primeiras ações da Microsoft foram vendidas. Naquele ano a Microsoft dava os seus primeiros passos no caminho de ser uma das maiores empresas do mundo.
Dez anos depois de abrir a empresa em Albuquerque no Novo México, Bill Gates tornou a empresa pública e vendeu suas primeiras ações em 13 de março de 1986.
A ação custava 21 dólares. Isso foi o suficiente para tornar Bill Gates multimilionário. Gates faturou 1,6 milhão de dólares com as ações que vendeu e colocou um valor de mercado de 350 milhões na participação de 45% que reteve. Isso fez do jovem Gates, com apenas 30, anos, uma das pessoas mais ricas da América. A Microsoft atingiria pela primeira vez uma capitalização de mercado de 1 bilhão de dólares no mesmo ano.
Melhor sorte teria o outro criador da Microsoft, Paul Allen. Mesmo fora da empresa, ele ainda detinha uma participação na empresa. No ano seguinte, ele seria o bilionário mais jovem. No final dos anos 90 ele acabaria sendo um dos homens mais ricos do mundo.
Muita coisa mudou para a Microsoft desde então. Para melhor.
No ano de 1986 a Microsoft tinha 1153 colaboradores, Alguns dos produtos que fazem parte de nosso dia a dia já existiam, como o Windows e o Excel, lançados no ano anterior, e o Word, lançado em 1983. Naquele ano, as vendas da Microsoft somaram 197 milhões de dólares.
Atualmente a Microsoft vale mas de 3 trilhões de dólares e a receita do ano passado ultrapassou 227 bilhões de dólares. O número de colaboradores atual é de mais de 221 mil pessoas, sendo 60% localizadas nos Estados Unidos.
Hoje uma ação da Microsoft custa em torno de 400 dólares. Uma análise feita no final de 2022 simulou o rendimento de alguém que em 1986 decidiu comprar 1000 dólares da ações da Microsoft e reinvestido todos os dividendos ganhos ano a ano.
Eles chegaram a conclusão de que essa pessoa teria em mãos 3,23 milhões de dólares...