O primeiro CD Player
O futuro da música chegaria em 1982. Em 01 de outubro de 1982 era lançado o primeiro CD-Player.
O Sony CDP-101 lançado apenas no Japão naquela data era uma revolução no mundo da música. Ao contrário do disco de vinil, o CD tinha um som límpido, sem chiados. Mas esta experiência custava caro. Seu preço de lançamento era de 730 dólares. No lançamento estavam disponíveis 50 discos para compra. Os discos custavam o triplo em relação aos discos de vinil.
Apesar da Sony ter sido a primeira a chegar ao mercado, o desenvolvimento do CD foi feito em conjunto com a Phillips, ambas juntaram seus engenheiros para criar um formato de áudio digital em 1979. No ano seguinte o padrão CD-DA seria criado, e em 1983 ambas as empresas lançaram os seus CD-players no mercado mundial.
Nos anos 80 o CD cresceu de forma lenta, porem continua. Em 1985 surgiriam os CD-ROMs e em 1988 os consumidores americanos comprariam mais CDs do que discos de vinil. Os dias do disco de vinil pareciam contados.
A partir dos anos 90 as vendas dos CDs aumentariam de forma drástica. No começo dos anos 2000 os CDs atingiram o auge, com números de vendas anuais próximos de 1 bilhão de unidades apenas nos Estados Unidos. Mas a partir dai foi apenas ladeira abaixo para os CDs.
Uma década depois a venda de CD estava em franco declínio, tendência que segue até hoje. Em 2010 as vendas de CD na América eram pouco mais de 200 milhões de unidades, e em 2022 o número de unidades vendidas foi de 33 milhões, um número inferior ao de discos de vinil.
Apesar do avanço do streaming, os CDs ainda existem, e dividem o pouco espaço que resta com os discos de vinil, que deveriam ter sido aposentados por ele...



