Donkey Kong
Em 09 de julho de 1981, Mario e Donkey Kong estreariam nos videogames.
Tudo começou quando a Nintendo teve a ideia de fazer um jogo inspirado no Popeye. Infelizmente ela não conseguiu os direitos para licenciar o personagem, então ela decidiu criar um jogo inspirado na rivalidade entre Popeye e o Brutus. Desta forma surgiria o jogo Donkey Kong. A criação do jogo ficaria a cargo do novato Shigeru Miyamoto, com a supervisão de Gumpei Yokoi. Com a ajuda de quatro programadores, o jogo ficaria pronto em 3 meses.
O jogo tem o seu nome por causa do vilão, o gorila Donkey Kong. O herói do jogo não tinha nome, mas era chamado internamente de Jumpman. Era um jogo no estilo plataforma, composto por quatro telas, o objetivo de Jumpman era salvar uma mulher das garras do gorila. Para impedir o seu progresso, o vilão jogava barris. Retroativamente, o personagem Jumpman seria chamado de Mário, já que sua aparência foi reaproveitada quando foi criado o primeiro jogo Mario Bros em 1983.
Donkey Kong era diferente dos jogos que a Nintendo havia feito até então, que eram de quebra-cabeça e de tiro, mas mesmo assim a Nintendo apostou que o jogo poderia fazer sucesso no mercado americano. Recém chegada na América, suas tentativas anteriores não haviam dado muito certo e as finanças não iam bem. Mas desistir não fazia parte da cultura de Nintendo.
O videogame fez um enorme sucesso. O lote inicial de 2000 máquinas, que haviam sido reaproveitadas de um jogo mal sucedido, foram vendidas rapidamente, e em outubro o número de pedidos chegava a 4000 por mês. Em pouco mais de 1 ano, o lucro com as vendas de máquinas do jogo chegava a 180 milhões de dólares. Mais de 50 empresas entraram com pedidos para licenciar os personagens do jogo. Em 1983 chegaria até a ser lançado um desenho animado!
Mas nem todos ficaram felizes com o sucesso do jogo. A Universal Studios processou s Nintendo por violação de direitos autorais. Apesar disso, a Nintendo ganhou a causa em 1985.
Donkey Kong seria a primeira franquia de jogos da Nintendo, e ajudaria a Big N a dominar o mercados de videogames durante os anos 80 e começo dos anos 90.
O jovem Shigeru Miyamoto criaria uma carreira de sucesso. Além de Donkey Kong, ele seria responsável por criar as franquias do Mario, Zelda e Star Fox. Já Gumpei Yokoi ganharia o seu lugar na história ao criar o Game Boy.
Mario e Donkey Kong tem uma carreira muito longa. O famoso encanador italiano se tornaria a franquia de video games mais sucedida da história. Até 2022, mais de 830 milhões de cópias de todos os seus jogos haviam sido vendidas, o que soma mais de 55 bilhões de dólares. Mas Donkey Kong também faria milhões. Mais de 90 milhões de jogos foram vendidos.


