O primeiro disco rígido
IBM 350 Disk Storage Unit Model 1
Em 14 de setembro de 1956 era lançado o primeiro disco rígido para uso comercial.
O IBM 350 Disk Storage Unit Model 1 utilizava fita magnética para armazenar dados. Pesando uma tonelada, podia armazenar entre 4 a 5 Megabytes de informação.
O objetivo desta máquina que utilizava válvulas e que tinha o tamanho de duas geladeiras era substituir os cartões perfurados. Para isso, utiilzava 52 fitas magnéticas de 24 polegadas que armazenavam até 100 bits de informação por polegada. Para poder usar uma destas máquinas era necessário ter bastante dinheiro no bolso. Pelo menos 50 mil dólares eram necessários para você ser o feliz proprietário de de um IBM 350.
De lá para cá muda água passou. O custo por megabyte caiu de 11.364 dólares para menos de 1 centavo!
Mas se você pensa que fita magnética é coisa do passado é melhor rever seus conceitos. A secular tecnologia ainda tem espaço quando o assunto é backup de grandes quantidades de dados. e seu tempo de vida é muito maior do que HDs ou SSDs, isso sem contar que o custo é várias vezes menor. Se estima que até 2030 o mercado de fitas esteja movimentando 9 bilhões de dólares.
Quando a FujiFilm e a IBM decidiram juntar forças para criar uma nova fita magnética em 2020 o resultado foi uma fita capaz de armazenar 580 terabytes de dados!
As fitas magnéticas ainda vão ficar um bom tempo conosco...