Polaroid
Em 1948 era lançada a primeira cãmera fotográfica instantânea.
Nos tempos atuais milhões de fotos são tiradas todos os dias e compartilhadas em redes sociais. Mas no passado tirar fotos não era algo tão simples quanto apertar um botão. As fotos eram armazenadas em filme e levava um certo tempo para revelar as fotos e imprimir. Edwin H. Land viu nisso uma oportunidade de negócio. E se fosse possível criar uma máquina fotográfica que imprimisse a foto imediatamente?
Para dar vida a sua idéia ele criou uma empresa chamada Polaroid. Antes do Natal de 1948, em 28 de novembro de 1948, numa black friday, ele colocou sua câmera a venda numa loja de departamentos de Boston. Apenas 57 unidades foram fabricadas, a expectativa era vender tudo até o Natal.
Mas Edwin estava totalmente equivocado. Todas as unidades da Polaroid Land Camera Model 95 foram vendidas no mesmo dia. Simplicidade, facilidade do manuseio e a satisfação de ver a foto na hora foram coisas que fizeram o consumidor gostar do produto imediatamente. As fotos eram em tons de sépia. O produto custava no seu lançamento 89,75 dólares e pesava quase 2 kg.
A partir daquele ponto a empresa não pararia de crescer, mais de 1 milhão e meio de unidades desta câmera foram vendidas. Em 1950 a Polaroid lançaria uma câmera que tirava fotos preto e branco e em 1963 chegaria ao mercado a primeira câmera que tirava fotos coloridas. Os anos 70 seriam o ponto alto da companhia, em 1978 mais de 14 milhões de câmeras seriam vendidas.
Mas não existe nada que dure para sempre. A evolução da tecnologia permitiu fotos sem filme, e a empresa deixou de fabricar câmeras em 2008.
Se no passado tirar foto era algo especial, hoje tirar fotos é algo muito comum. Se estima que 93 milhões de selfies sejam tiradas por dia. Uma pessoa comum pode tirar 450 selfies por ano.