Pacman
Em 22 de maio de 1980 era lançado Pacman.
Pacman é uma das franquias de videogames mais antigas da história. Mais de 48 milhões de cópias de seus jogos foram vendidos, e a franquia já arrecadou mais de 14 bilhões de dólares.
Na época em que Pacman foi lançado o mercado de videogames domésticos ainda estava em sua infância. O Atari era o videogame mais popular da época. Quando o assunto era diversão, os arcades, também chamados de fliperamas, eram o lugar obrigatório para poder jogar as últimas novidades.
A inspiração que o japonês Toru Iwatani teve para criar Pacman veio durante o almoço num restaurante. Uma pizza com uma fatia faltante foi a inspiração para o mais famoso videogame da história. Mas a idéia não é tudo, é necessário por em prática. O jogo exigiu 18 meses de trabalho de uma equipe de 9 pessoas para ficar pronto.
As especificações técnicas do jogo eram modestas. O jogo exigia apenas 16 Kbytes de espaço para armazenamento e precisava de 2Kbytes de memória RAM. O jogo utilizava 16 cores e utilizava a resolução de 224 x 288 pixels.
O jogo fez um imenso sucesso nos Estados Unidos. Jogar era barato, custava apenas uma moeda de 25 centavos de dólar. Mais de 350 mil máquinas foram construídas. Pacman foi a máquina de arcade mais bem sucedida da história.
No primeiro ano de operação, Pacman arrecadou 1 bilhão de dólares. No ano seguinte, conseguiy 6 bilhões. Isso era mais do que o dinheiro gasto nos cassinos de Las Vegas e nos cinemas americanos durante todo esse ano.
Hoje a indústria de videogames possui um mercado estimado em mais de 220 bilhões de dólares. Somente nos Estados Unidos ela emprega mais de 268 mil profissionais.