Wolfenstein 3D
Em 05 de maio de 1992 era lançado Wolfenstein 3D, o avô dos jogos de tiro em primeira pessoa
A inspiração para criar o jogo veio da infância de um dos programadores da ID Software, John Romero. Ele gostava de um jogo chamado Castle Wolfenstein, lançado em 1981 para o Apple II. Neste jogo, você era um prisioneiro dentro de um castelo alemão durante a Segunda Guerra Mundial e tinha que fugir de sua prisão passando por guardas e masmorras. Ele queria criar algo parecido, mas em 3D. O novo jogo seria chamado de Wolfenstein 3D.
As primeiras idéias surgiram em novembro de 1991 e em 15 de dezembro do mesmo ano o projeto teria início. O jogo foi programado em ANSI C, com suas rotinas de dimensionamento e ray casting escritas em Assembly. No começo devia ter apenas 16 cores, mas isso foi alterado para 256 cores para permitir que o jogo utilizasse monitores VGA, o que permitiria resoluções maiores. Os elementos do jogo, chamados sprites, foram desenhados a mão, cada elemento foi desenhado em 8 posições, posteriormente os desenhos foram digitalizados e editados usando um programa chamado Deluxe Paint II. Apesar do cenário ser 3D, os elementos como armas e inimigos eram animações 2D. Os efeitos de som foram gravados usando fita cassete.
Um mês inteiro foi dedicado a testes, o primeiro episódio ficou pronto antes da data prevista do lançamento, os episódios seguintes seriam entregues algumas semanas depois. Ao todo, o projeto custou 25 mil dólares referentes ao aluguel do escritório e 750 dólares de salário mensal para cada membro da equipe. Foi necessário investir 6500 dólares apenas para comprar um computador Novell Netware 3.11 para criar o engine do jogo, e 5000 dólares foram necessários para registrar a marca Wolfenstein. Ao todo, 7 pessoas participaram diretamente do desenvolvimento.
Combinando muita violência com uma jogabilidade rápida e simples, o jogo logo fez sucesso. Uma das coisas que ajudou a popularizar o jogo foi a forma como ele foi distribuído. Ele foi distribuido no formato de shareware. O jogo era composto por 6 episódios, mas o primeiro episódio era fornecido de forma gratuita. Desta forma o jogador podia experimentar antes de fazer a compra. O jogo completo custava 40 dólares. Naquela época, os jogos eram distribuídos em disquetes. O sucesso desta forma de distribuição foi copiado por outras empresas deste então.
Os requisitos de sistema mínimos para rodar o jogo eram um processador 286, DOS 3.0, e pelo menos 640 KB de RAM.
Apesar de não ter sido o primeiro jogo em primeira pessoa ou 3D, Wolfenstein 3D foi o jogo que tornou o gênero popular. O jogo fez a pequena ID Software se tornar uma gigante dos jogos durante os anos 90. Mais de 250 mil cópias foram vendidas. Muitas empresas começaram a fazer jogos no mesmo estilo.
Mas o melhor estava por vir. No final do ano seguinte seria lançado DOOM, um dos jogos de computador mais populares da história.
Caso você queira relembrar este clássico do passado, hoje é possível rodar ele direto do navegador. O link para acessar o jogo é este:


