Walkman

Walkman

No dia 01 de julho de 1979 começaram as vendas do Walkman no Japão.

A invenção do Walkman teve origem num pedido de um dos fundadores da Sony, Masaru Ibuka. Ele gostava de música e queria algo para ouvir suas óperas favoritas enquanto viajava de avião. Para atender o pedido do chefe, coube a Norio Ohga criar o produto, ele adaptou um produto recem lançado chamado Pressman, usado por repórteres para gravar entrevistas.

No começo a Sony estimava que haveria uma demanda pequena pelo novo produto, ela estimou 5 mil vendas por mês. Mas logo perceberam o erro, após dois meses as vendas ultrapassavam 30 mil unidades. O preço de lançamento era 150 dólares.

O Walkman foi um produto revolucionário, que acabou virando um ícone dos anos 80. Com ele era possível pela primeira vez ouvir as músicas que você quisesse em qualquer lugar, sem depender da programação das rádios como os rádios portáteis da época, por causa disso ele caiu rapidamente no gosto dos jovens. Era para os padrões da época algo prático, já que precisava de apenas duas pilhas, com autonomia de até 6 horas.

Tamanho foi o sucesso que graças a ele em 1983 as vendas de fita cassete superaram as vendas de discos de vinil, e foi assim por muitos anos até 1991, quando os CDs passariam a ser os mais vendidos. O produto também mudou o comportamento das pessoas,  nos anos 80 se registrou um aumento de 30% no número de pessoas que afirmava fazer caminhada regularmente. Era um produto que fazia jus ao nome...

Mais de 200 milhões de Walkmans foram fabricados até o final de sua produção em 2010. Desde então a marca ainda existe, mas focada em produtos digitais.

 

Outros conteudos que podem ser de seu interesse

O melhor inimigo do homem
10/10/2025HISTORIA

O melhor inimigo do homem

Conheça a história do Atari 2600

Saiba mais...
IBM PC 5150
09/10/2025HISTORIA

IBM PC 5150

O primeiro PC

Saiba mais...

Conteúdo sobre banco de dados sem complicação!