Pentium
Em 22 de março de 1993 os processadores Pentium de 60 e 66 Mhz chegavam nas lojas. A quinta geração de processadores da Intel acabaria se tornando o produto mais importante da empresa.
Com 3,1 milhões de transistores e com capacidade para acessar até 4 Gb de memória, o Pentium era uma evolução do 486 que era o processador mais popular da sua época. O processador de 32 bits tinha transistores de 0.8-micron. Seu número de transistores era quase o dobro do que os 486.
A Intel começou a trabalhar no Pentium em 1989. Ela queria ter apresentando o processador em setembro de 1992, mas defeitos de fabricação obrigaram a deixar o lançamento para o ano seguinte.
O nome Pentium vem do grego "Pente", que significa cinco. O nome foi escolhido numa pesquisa interna. Apesar de ninguém ter sugerido "Pentium", 18 funcionários sugeriam como nome "Penta", que e o prefixo numérico de 5 em grego. Cada um deles levou para casa um bônus de 200 dólares pela sugestão.
A Intel decidiu dar um nome para o processador, ao invés de chamar 586 e seguir a sequência de números anteriores, que era 8086, 286, 386 e 486 devido a questões de trademark. Uma empresa concorrente, a AMD, passou a rotular seus processadores da mesma forma. Uma longa batalha judicial se seguiu. Em março de 1991 os tribunais decidiram que nomes como 386 ou 486 eram muito genéricos, e por causa disso, não podiam ser patenteados.
Levar um Pentium para casa não era uma tarefa barata. Seu preço de lançamento era de 878 dólares para a versão de 60 Mhz e 964 dólares para a versão de 66 Mhz. Uma configuração composta de um Pentium 60 com 500 Mb de HD, 8 MB de RAM e uma placa de vídeo de 1 MB era um PC "Premium" daquela época.
Os anos 90 foram marcados pela domínio da Intel e da Microsoft. A grande maioria dos computadores usava processadores Intel e rodava Windows.
O Pentium foi o principal produto da Intel durante uma década, até a chegada da família Intel Core em 2006. Isso não foi o fim do Pentium, ele continuou existindo, mas como um produto de entrada. Muitas versões do Pentium foram criadas durante sua longa vida, além do Pentium original tivemos o Pentium Pro, Pentium II, Pentium III, Pentium 4, e o Pentium Dual-Core
A Intel encerrou o ano de 2023 com um patrimônio líquido de 213 bilhões de dólares. Seus mais de 120 mil colaboradores fizeram desta empresa um dos maiores fabricantes de processadores, ela é a sétima empresa de tecnologia mais rica do mundo.