O pior jogo da história
Em dezembro de 1982 chegou as lojas "E.T - The Extra Terrestrial", para o Atari 2600.
Quem era jovem nos anos 80 vai lembrar que o filme do ET foi um enorme sucesso, o filme feito por Spielberg ganhou 4 Oscars. A Atari, fabricante de videogames que dominava o mercado, viu uma grande oportunidade de ganhar dinheiro e decidiu licenciar o filme e criar um jogo. O filme foi lançado no mês de junho, e no mês seguinte o contrato foi assinado. A expectativa da Atari era ter o jogo nas lojas no Natal. Todo o processo de criação do jogo, fabricação e distribuição deveria estar pronto em pouco mais de 4 meses.
O contrato de licenciamento foi no valor de US$ 21 milhões. Para se recuperar este dinheiro, seria necessário vender 4 milhões de cartuchos. Além disso, havia os custos de desenvolvimento e produção. O jogo precisaria ficar pronto em 5 semanas para poder se fabricado e distribuido.
Ao contrário do desenvolvimento de jogos atual, onde existe uma equipe multidisciplinar, na época do Atari todo o jogo era feito por apenas uma pessoa. O jogo foi feito por Howard Warshaw. Ele era um programador talentoso, e já tinha entregue bons resultados, o jogo fabricado pela Atari que teve mais vendas foi feito por ele, "Yars\' Revenge". Em teoria, não tinha o que dar errado.
Quem trabalha com programação sabe que prazos curtos costumam ser um enorme desafio, especialmente quando você tenta fazer algo novo. A Atari tinha experiência em conversão de jogos de fliperama, mas esta seria a primeira vez que seria feito um jogo baseado num filme. O resultado de fazer o jogo as pressas foi um produto com gráficos de baixa qualidade e jogabilidade confusa. Os consumidores detestaram o jogo.
Para Warshaw foi um excelente negócio, ele ganhou 200 mil dólares para criar o jogo e ainda teve férias com todas as despesas pagas. Mas para a Atari o resultado foi desastroso. Das 5 milhões de unidades fabricadas, foram vendidas apenas 1 milhão e meio, e o jogo até hoje é considerado um dos piores já feitos.
Mas 1982 não seria ruim para a Atari apenas por causa do ET. A empresa apostou alto numa conversão do jogo "Pac-Man", que fazia um enorme sucesso nos fliperamas. A empresa fabricou 12 milhões de cartuchos, mas vendeu quase 8 milhões. O jogo não era ruim, mas não tinha a mesma qualidade do jogo do fliperama. A falta de qualidade arranhou a imagem da empresa.
Estes dois desastres somados custarm muito caro não apenas a Atari, mas a todo o mercado de videogames. O mercado estava saturado de jogos de baixa qualidade e de empresas fabricando videogames e jogos. A perda de confiança por parte dos consumidores resultaria no crash de 1983. Após perdas de centenas de milhões de dólares, a Atari teve que demitir 3 mil dos seus 10 mil funcionários e em 1984 a empresa seria vendida.
A crise bateu com muita força. Sem o interesse dos consumidores, as empresas foram quebrando uma por uma. Em 1982 o mercado de videogames movimentava 3,2 bilhões de dólares. Em 1985 o valor foi de apenas 100 milhões. Muitos achavam que os videogames iam deixar de existir. Mas para a nossa alegria, a Nintendo surgiu e salvou o mercado.