Mega Drive

Mega Drive

Lançado em 29 de outubro de 1988 no Japão, o Mega Drive foi a resposta da Sega ao seu principal concorrente, a Nintendo. O NES, seu videogame de 8 bits dominava o mercado, e o seu console, o Master System, ficava bem atrás na preferência dos jogadores. A Sega decidiu virar o jogo e criar um videogame muito mais poderoso, de 16 bits.

Suas especificações eram de encher os olhos.  Um processador Motorola de 7.6 MHz, 64 KB de RAM e uma paleta de cores composta por 512 cores, sendo 61 cores simultâneas na tela. Seu preço de lançamento era o equivalente a 200 dólares. Apesar de não ter feito muito sucesso em sua terra, foi um grande sucesso nos Estados Unidos e no Japão. Um marketing agressivo ajudou a alavancar as vendas.

Um grande videogame precisa de um grande jogo. Para competir com Mario, surgiu Sonic, que passou a ser vendido junto com o console. Dois anos depois do seu lançamento, em 1991, a Sega dominava 65% do mercado norte americano

A Nintendo não ficaria de braços cruzados, e em 1991 viria a resposta, o Super Nintendo. A partir dai, as duas empresas disputariam palmo a palmo o mercado de videogames. A primeira metade dos anos 90 foi cheia de emoções. Até hoje existem discussões acaloradas para decidir qual dos dois consoles eram o melhor.

Indiretamente, a disputa entre as duas empresas acabou deixando ambas fora da liderança. A Sega decidiu lançar um periférico chamado Sega CD, para permitir jogos em CD, que tinham maior capacidade do que os cartuchos. A Nintendo foi pelo mesmo caminho, e decidiu terceirizar a tarefa, deixando o periférico na mão da Sony. De forma abrupta, a Nintendo rompeu a parceria, trocando a Sony pela Phillips.

No final das contas a Nintendo não lançou o produto, focando na criação de um novo videogame. E a Sony, que tinha investido muito tempo e dinheiro na parceria, decidiu arriscar e seguir adiante por conta própria. O resultado foi o PlayStation. O erro de cálculo da Nintendo custou o mercado, já que o Playstation domina ele desde então. Hoje o Playstation representa 45% do mercado de videogames. A Nintendo tem que se contentar com a terceira posição e a Sega não fabrica mais consoles.

Aqui no Brasil o Mega Drive chegou em 01 de setembro de 1990. O Mega veio para ficar, foi vendido por décadas pela Tec Toy.

Ao todo foram vendidas 30 milhões de unidades, sem contar as 3 milhões de unidades vendidas aqui no Brasil pela Tec Toy.

 

 

Outros conteudos que podem ser de seu interesse

Walkman
10/10/2025HISTORIA

Walkman

O Walkman mudou para sempre a forma como ouvimos música

Saiba mais...
Pacman
10/10/2025HISTORIA

Pacman

Um dos jogos de arcade mais populares da história

Saiba mais...

Conteúdo sobre banco de dados sem complicação!