A Queda e o Renascimento de Steve Jobs
Para Steve Jobs, 16 de setembro era uma data com muito significado, já que dois grandes eventos de sua carreira ocorreram neste dia.
Em 16 de setembro de 1985 Jobs tomava a difícil decisão de deixar a empresa que ele mesmo havia criado. Suas diferenças com John Sculley, que era CEO da Pepsi e havia sido trazido para a Apple pelo próprio Steve Jobs, acabaria causando sua saída, ambos tinham estilos de liderança totalmente diferentes. John Sculley contou numa entrevista em 2015 que Steve Jobs nunca o perdoou por isso e que ele considera que isso foi um erro de sua parte.
Após sair da Apple, Jobs foi arranjar algo para fazer e criou uma empresa de computadores chama NeXT. O foco da NeXT seria computadores para instituições de ensino superior.
Em 18 de setembro de 1989 a NeXT lançaria o seu próprio sistema operacional, chamado NeXTSTEP. Inicialmente este sistema era restrito aos seus computadores, depois seria disponibilizado para outros computadores.
Muitos na época falavam que o NeXTSTEP era um sistema operacional 10 anos a frente do seu tempo. Orientado a objeto, com interface gráfica, multitarefa e baseado em UNIX, este sistema logo faria história. O primeiro navegador e o primeiro servidor web seriam desenvolvidos nesta plataforma. Jogos que marcaram os anos 90 como Doom e Quake também foram feitas nas máquinas que rodavam este sistema.
A NeXT acabaria sendo comprada pela Apple por 427 milhões de dólares em dezembro de 1996, com isso Steve Jobs voltaria para a sua empresa. Quem estava no comando da Apple era o Gil Amelio e as vendas não iam bem. Ele acabou saindo, e Steve Jobs se ofereceu como CEO interino. No final das contas, ele acabou sendo efetivado em 16 de setembro de 1997.
O primeiro produto lançado pela empresa após o retorno de Steve Jobs seria lançado em 15 de agosto de 1998. Nesta data seria lançado o iMac. O iMac com seu design revolucionário transformaria o computador em um item de moda e estilo, não apenas uma ferramenta funcional. Seu impacto serviria de inspiração para produtos futuros.
A compra da NeXT seria algo muito importante na história da Apple. Com base na arquitetura do NeXTSTEP seria construído um novo sistema operacional para os computadores Apple, chamado Mac OS X. Hoje, o sistema iOS que roda nos iPhones e iPads são descendentes do Mac OS X e do NeXTSTEP.
(A imagem que ilustra esta postagem se chama "Eu & Meu Outro Eu" e foi feita por Fulvio Obregon)



