Gmail
O e-mail do Google
Em primeiro de abril de 2004 um dos produtos mais famosos do Google foi lançado.
Apesar do anúncio ter sido feito no dia da mentira, o Gmail era um projeto muito sério. Este foi um dos vários projetos feitos usando o tempo livre dos colaboradores. O projeto iniciado por Paul Buchheit em agosto de 2001, seria um produto inovador. O projeto foi implementado por uma dúzia de pessoas e foi usado internamente antes de ser disponibilizado ao público.
Seu logotipo, criado por Dennis Hwang, foi feito na noite anterior ao lançamento. Somente olhos muito atentos vão perceber que o "G" e o "mail" utilizam fontes diferentes. No seu lançamento, o serviço foi suportado por 300 Pentium III, computadores velhos que ninguém queria usar. O primeiro beta test envolveu 1000 convidados, que começaram a testar o serviço em 21 de março de 2004.
Quando o Gmail foi lançado, já existiam serviços de e-mail muito populares como o Hotmail e o Yahoo! O que o Gmail fez foi criar uma interface rápida com avançadas capacidades de pesquisa e organização e uma generosa quantidade de armazenamento. Oferecer 1 GB de armazenamento era algo extraordinário para a época, o Hotmail, um dos serviços mais importantes, oferecia 500 vezes menos espaço.
No seu inicio, para utilizar o Gmail você precisava ser convidado por algum usuário. O sucesso logo criou um mercado de venda de convites, alguns chegaram a vender o convite por milhares de dólares! A fase de testes terminou em julho de 2009, quando o serviço ficou disponível sem restrições para qualquer usuário.
Hoje as caixas postais do Gmail pode ter até 15GBs, e a sua base de usuário é composta por mais de 1,5 bilhão de pessoas.
Apesar dos serviços de mensagens e chats serem dominantes, o e-mail ainda tem bastante espaço nos dias de hoje. Existem mais de 4,25 bilhões de contas de e-mail. No ano de 2020, mais de 306 bilhões de e-mails foram enviados. Cerca de metade dos e-mails são lidos ou enviados a partir de um dispositivo móvel, o que faz o leitor de e-mails do iPhone o mais popular leitor de e-mails, com cerca de 29% da preferência. O Gmail vem logo atrás com 27%