iMac
O iMac um dos computadores mais influentes da Apple
Em 15 de agosto de 1998 era lançado o iMac
Este computador foi o primeiro produto lançado pela Apple após o retorno de Steve Jobs ao comando da empresa.
A Apple estava enfrentando uma queda na venda de computadores. Em 1997 as vendas foram de 1,8 milhões de computadores. O número não é pequeno, mas dois anos antes as vendas foram de 4,5 milhões. Algo precisava ser feito. E rápido.
O projeto teve início em setembro de 1997. A ideia era um computador básico, que serviria como um terminal. Ele deveria ser mais acessível que computadores do mesmo nível e deveria ficar pronto em 1 ano.
O time de design queria uma máquina que inspirasse emoções positivas. Como resultado o design feito por Jonathan Ive era oval e o case onde ele seria instalado era translúcido. Jobs queria que o novo produto se chamasse MacMan, mas aceitou a sugestão de chamar o novo computador de iMac. O projeto mudaria de foco, ao invés de ser um terminal, seria um computador do tipo "all in one", pronto para uso.
Em um mundo onde os computadores eram todos bege, o iMac G3 se destacava por suas cores chamativas. Ele não era apenas estiloso. o iMac vinha sem as portas de comunicação serial e paralela e também sem drive de disquetes. Toda a conexão com os periféricos era feita por USB. Hoje isso é algo comum, mas para a época isso foi algo muito criticado. Romper com o passado nem sempre é bem visto...
O hardware fazia bonito. O computador tinha um processador PowerPC G3 de 233 MHz, um disco rígido de 4GB, 32 Mb de RAM, chip de vídeo ATI Rage IIc com 2 MB de memória de vídeo, alto-falantes integrados, drive de CD-ROM, modem de 56K e um monitor de 15 polegadas, suportando resoluções de até 1024x768 pixels. Tudo isso integrado num case de plástico compacto e translúcido na cor Bondi Blue.
Como tudo o que é Apple, levar um para casa exigia tirar o escorpião do bolso. Seu preço de lançamento era de 1299 dólares.
O sucesso foi imediato. O iMac mudou a forma como os consumidores viam os computadores. Durante quase duas décadas os computadores pessoais eram caixas bege sem graça, e o iMac com seu design futurista e elegante mostrava um novo caminho para a indústria. Nos anos seguintes a concorrência lançaria produtos imitando o computador de Apple.
O iMac fez a Apple voltar a dar lucro apos anos de prejuízos. Quando ele saiu de linha em 2002, o iMac tinha vendido mais de 6 milhões de unidades. Seu sucesso ajudaria a Apple a tentar passos mais audaciosos.
O impacto do iMac foi forte, e serviu de inspiração para produtos futuros. Além do design e das cores, se optou por reforçar a marca através do seu nome. O "i" de iMac seria utilizado no sucesso seguinte da empresa, o iPod, lançado em 2001. E também seria usado no iPhone. Tudo para dar um sentido de continuidade. Todos os produtos seguintes tentariam reproduzir o impacto visual do iMac.
O iMac G3 transformou o computador em um item de moda e estilo, não apenas uma ferramenta funcional.



