O negócio do século

O negócio do século

Em 1980 ocorreu um dos eventos que moldou o mercado de computadores. Em 22 de julho de 1980, representantes da IBM em Boca Raton, Florida, se encontraram com Bill Gates e Steve Palmer da Microsoft, para negociar um sistema operacional para um projeto que a IBM guardava a sete chaves. O primeiro PC.

A IBM estava desenvolvendo de forma secreta o primeiro PC, com um pequeno grupo de engenheiros. Quando a IBM tomou a decisão de entrar no lucrativo mercado de computadores pessoais, o tempo era o fator chave. O computador deveria ficar pronto em pouco mais de um ano. Para economizar tempo, a IBM decidiu não criar um sistema operacional, mas comprar algo pronto. A idéia inicial era licenciar um sistema chamado CP/M. As negociações foram um desastre. O tempo curto levou a IBM a bater na parte da Microsoft, eles perguntaram se a jovem empresa poderia criar algo semelhante.

O problema era que a Microsoft não tinha nada a oferecer. 

Mas Bill Gates era um jovem esperto e deixar uma oportunidade como esta escapar estava fora de questão. Paul Allen, um dos cofundadores da Microsoft, sabia que uma empresa de Seattle tinha exatamente aquilo que a IBM queria, e ele tinha contato com o programador que havia feito o sistema. Para não perder o negócio, a Microsoft entrou em contato com essa empresa, a Seattle Computing Products, e pagou 25 mil dólares para obter a licença de uso não exclusiva para utilizar o sistema QDOS/86-DOS. Com a licença em mãos, a Microsoft fez algumas modificações no sistema e chamou este produto de PC-DOS. para poder licenciar para a IBM. O contrato foi assinado em novembro de 1980

No ano seguinte, a Microsoft compraria todos os direitos do sistema QDOS/86-DOS por 50 mil dólares, apenas algumas semanas do lançamento do PC. Além disso, o programador de criou o QDOS, Tim Paterson, passaria a trabalhar para a Microsoft.

Foi uma aposta arriscada. A Microsoft vendeu algo que apenas seria seu faltando poucas semanas para lançar o IBM-PC.

A IBM pagaria a Microsoft 450 mil dólares. O contrato firmado com a IBM deve ter sido um dos melhores negócios da Microsoft. Nele ficou acertado que a Microsoft poderia vender para terceiros este sistema, que seria chamado MS-DOS. Ou seja, a IBM pagou, mas não tinha exclusividade sobre o sistema operacional.

A IBM não deu atenção a este pequeno detalhe. E pagou caro por esta falta de atenção.

O IBM-PC foi um enorme sucesso, e rapidamente a IBM liquidou os demais concorrentes. Seu sucesso daria origem a clones de seu computador, já que para acelerar o seu desenvolvimento e economizar dinheiro o PC havia sido desenvolvido como uma arquitetura aberta. Porem, estes clones precisavam de um sistema operacional para funcionar. Então este novo mercado que foi criado pela IBM acabou sendo dominado pelo sistema operacional da Microsoft.

Você deve estar pensando que Bill Gates passou a perna na empresa de Seattle. Eles também pensaram a mesma coisa e processaram a Microsoft por fraude, já que eles não sabiam que o cliente final era a IBM. Houve ganho de causa, e eles receberam 1 milhão de dólares. 

A história dos computadores pessoais teria sido muito diferente se a IBM tivesse criado seu próprio sistema operacional.

O resultado todos nós conhecemos. A IBM criou um mercado onde poucos anos depois ela estaria em segundo plano, superada por concorrentes  como a Compaq, que fabricavam clones de seu computador. E a Microsoft não parou de crescer deste então.  Hoje 70% dos sistemas operacionais para desktop são da Microsoft. Mais de 1 bilhão de computadores possui o Windows 10 instalado.

 

 

Outros conteudos que podem ser de seu interesse

IBM PC 5150
09/10/2025HISTORIA

IBM PC 5150

O primeiro PC

Saiba mais...
O primeiro Tweet
17/10/2025HISTORIA

O primeiro Tweet

A origem do Twitter

Saiba mais...

Conteúdo sobre banco de dados sem complicação!


Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/storage/f/7d/a9/dbins/public_html/blog/post.php:101) in /home/storage/f/7d/a9/dbins/public_html/blog/ga4_track.php on line 11