O primeiro Tweet
A origem do Twitter
Em 21 de março de 2006, Jack Dorsey, um dos criadores do Twitter, mandaria a primeira mensagem na plataforma. Ele não imaginava que esse seria o primeiro passo para revolucionar a forma como nos comunicamos.
Antes de ser propriedade de um dos homens mais ricos da atualidade, o Twitter trilhou um longo caminho até o sucesso.
Suas origens foram humildes. Sua paternidade pertence a quatro pessoas, Jack Dorsey, Noah Glass, Biz Stone e Evan Williams. A idéia deles era criar uma rede social com base em mensagens de SMS. O projeto começo em fevereiro de 2006, no mês seguinte começariam os testes e em 15 de julho de 2006 entraria em operação. Eles trabalhavam numa empresa chamada Odeo, que acabou sendo a primeira a testar oo protótipo do que seria o Twitter.
As mensagens do twitter eram curtas, limitadas a 140 caracteres, devido ao fato da ideia inicial era ser uma rede social baseada em SMS. Isso continuaria assim até 2017, onde o limite foi alterado para 280 caracteres.
Várias de suas funcionalidades, como retweets e hashtags, não haviam sido planejadas por eles. Foram os usuários que, por conta própria, acabaram criando formas alternativas de usar a plataforma. A primeira ver que alguém usaria o hashtag numa mensagem seria em agosto de 2007 e o retweets chegaria em 2009.
De forma lenta, porem constante, o Twitter foi ganhando espaço. Logo ele ganhou a preferência dos usuários, e com o crescimento da base de usuários começaram a chegar os anunciantes. Em setembro de 2011 seria enviado o tweet de número 100 milhões. No final do ano seguinte, já haviam mais de 200 milhões de usuários ativos.
O valor político do Twitter seria mostrado em 2011 durante a chamada Primavera Árabe, já que a rede ajudou na organização dos protestos que se espalharam por vários países.
Com o sucesso, logo viriam problemas. Em 2017 o Twitter atingiu a impressionante marca de 330 milhões de usuários ativos. Mas um estudo de 2020 apontou que provavelmente 15% dos usuários não eram reais, mas bots, programados para phishing e falsos engajamentos.
De um ponto de vista financeiro, apesar do sucesso entre os usuários, o mesmo não se refletia nas finanças. Em 2013 a empresa entraria na bolsa de valores. Nos oito anos em que ela esteve no mercado de ações, a empresa daria lucro apenas em 2 anos.
O Twitter voltou a ser uma empresa privada por causa de Elon Musk. Ele era um grande usuário da plataforma, e após alguns meses de negociações ele decidiu comprar o Twitter em outubro de 2022, por 44 bilhões de dólares.
Sob o comando de Musk, o time de colaboradores foi drasticamente reduzido. Pouco mais de um ano após a aquisição a força de trabalho havia sido reduzida em 80%. E muitos anunciantes saíram da plataforma.
Muitos concorrentes surgiram desde então, sendo o mais famoso o Threads, mas apesar disso, o Twitter seguiu firme. Encerrou 2023 com 528 milhões de usuários ativos, sendo a sétima rede social mais popular.
Qual o futuro do Twitter? Desde que Musk adquiriu a empresa, alguns dizem que ela perdeu 71% de seu valor de mercado. A empresa trocou de nome, sendo chamada hoje de "X" e caminha numa nova direção,
Musk nunca escondeu a intenção de criar um super app com vários serviços integrados. A empresa adquiriu licenças de transferência de dinheiro e quer criar um serviço global de pagamentos. Transações financeiras direto na rede pode ser uma revolução, mas o desafio vai ser superar os players existentes.
Quem viver, verá...