MSX
Um grande sucesso dos anos 80
Em 1983 era apresentada a especificação do MSX, um computador doméstico de 8 bits que fez muito sucesso nos anos 80.
Em 15 de junho de 1983 a ASCII Corporation, uma empresa japonesa, junto com a Microsoft, Spectravideo e outras 14 empresas japonesas apresentaram a especificação técnica do MSX.
A história do MSX começou muito antes de surgir o primeiro PC, ela teve início em 1978. A ASCII Corporation seria criada neste ano por Kazuhiko Nishi e o seu foco era criar jogos para computador. Neste ano ele conheceu o jovem Bill Gates, na época com 22 anos. Logo ambos seriam amigos. As duas empresas tiveram a ideia de criar um padrão para computadores domésticos que poderia ser replicado por outras empresas. A inspiração foi o formato de vídeo doméstico VHS, criado pela JVC mas que foi adotado por outras empresas. O primeiro computador seguindo esta especificação seria o Mitsubishi ML-8000, lançado em 21 de outubro do mesmo ano. Seu preço de lançamento era de 429 dólares.
A configuração padrão do MSX seria um processador Zilog Z80 com 3,58 MHz, um processador de vídeo TMS9918A da Texas Instruments , um processador de som AY-8910 da General Instruments, uma interface para cassete feita pela NEC e interface para controles de videogame no formato Atari. A máquina teria 64 kB de RAM que poderiam ser expandidos e teria uma ROM de 32 kB com uma versão estendida da linguagem Basic feita pela Microsoft. Sua memória de vídeo era de 16KB e a resolução máxima era de 256 x 192 pixels com 16 cores.
Basic foi criado em 1963 e era uma linguagem muito popular nos computadores domésticos dos ano 70 e 80, mas, cada fabricante de computadores implementava sua própria especificação da linguagem. O MSX vinha para resolver este problema.
Como a maioria das empresas era japonesa, o foco inicial foi no Japão. O mercado americano era dominado pela Commodore e Apple, não valia a pena tentar vender o produto na América.
Em 1985 seria lançada a segunda versão do MSX, e em 1988 o MSX chegaria ao seu auge, com 2 milhões de computadores vendidos. Algo que ajudou a popularizar o computador foram os jogos, não faltavam jogos de qualidade. Alguns até chamavam o MSX de videogame de luxo.
O MSX fez muito sucesso no Japão mas também conquistou outros mercados, como a Coréia do Sul, Argentina e o Brasil. Os jovens dos anos 80 devem lembrar do Hotbit. Ao todo mais de 9 milhões de máquinas MSX foram vendidas em todo o mundo e cerca de 40 empresas fabricaram computadores ou componentes para o MSX.
Mas o sucesso do MSX chegou ao fim nos anos 90 com a popularização dos PCs. Estes computadores deixariam de ser fabricados em 1993, sendo a Panasonic a última empresa a lançar computadores MSX. Apesar da Microsoft ter dominado os sistemas operacionais para PC primeiro com o DOS e depois com o Windows, o mesmo sucesso não ocorreu no MSX.
No Brasil o MSX seria representado pela Sharp e Gradiente, e seus computadores venderiam 400 mil unidades. O HotBit HB-8000 da Sharp, lançado em 1985, seria o primeiro computador MSX no Brasil.








 
						 
						