IBM PC 5150

IBM PC 5150

Em 12 de agosto de 1981 chegava ao mercado o IBM PC-5150.

No final dos anos 70, empresas como a Commodore e a Apple começaram a criar seus primeiros computadores pessoais. Este era um mercado que estava em franco crescimento, só em 1979 os computadores movimentaram 15 bilhões de dólares. A gigante IBM viu uma oportunidade de ganhar uma fatia deste promissor mercado, e decidiu entrar no jogo, criar seu computador pessoal

O primeiro PC foi criado a toque de caixa. Foi construído em menos de 1 ano por uma equipe de 12 pessoas, em total sigilo.  Desde o começo, se pensou em algo provisório, para depois, com mais calma, criar algo mais apropriado.

A IBM era conhecida por sua burocracia, seus produtos podiam levar anos para chegar ao mercado. O mercado crescia muito rápido. Tempo era um luxo que não se tinha. 

A pressa em tirar o projeto do papel acabou moldando o mercado por décadas. Nem todos os componentes necessários para o computador poderiam ser criados do zero num prazo tão curto, então foram utilizados componentes já existentes. A IBM não se deu ao trabalho de criar um sistema operacional para o PC, deixou esta tarefa na mão de uma pequena e jovem empresa, chamada Microsoft. Surgia o DOS.

O fato da Microsoft ter o controle sobre o sistema operacional permitia ela licenciar o sistema para qualquer fabricante. Esse foi o pontapé para a Microsoft ganhar muito dinheiro e dominar o mercado de software. Em fevereiro de 2023 os sistemas operacionais da Microsoft tinham um market share de 72%

Não ter criado o sistema operacional parecia algo certo no momento, mas a longo prazo foi um gigantesco erro estratégico. Mas não foi o único erro. Como as especificações técnicas referentes as placas de expansão foram compartilhadas pela IBM, rapidamente outras empresas começaram a clonar o PC. Isso inundou o mercado com máquinas mais baratas, e ao mesmo tempo deu origem a problemas de compatibilidade.

O PC chegou ao mercado custando em sua configuração mais básica menos de 1600 dólares. Tinha um processador Intel 8088 de 16 bits e velocidade de 4,7 Mhz, 64 kbytes de RAM e 5 portas de expansão. Acompanha um teclado de 83 teclas, um drive de disquete e um monitor CGA monocromático.

Apesar de grande e pesado, rapidamente caiu no gosto do mercado. As vendas ultrapassaram várias vezes a expectativa inicial que era de 220 mil máquinas em 3 anos. Somente em 1983 se vendeu 750 mil. Com o aumento das vendas, surgiu uma forte demanda para softwares compatíveis com PC. Alguns dos primeiros killer apps para PC foram o Visicalc, Lotus 1-2-3 e o WordStar

Apenas quatro anos depois de seu lançamento a IBM conseguia fazer o PC um padrão de mercado. Ela já havia conseguido faturar mais de 4 bilhões de dólares com as vendas e ultrapassado com facilidade seus concorrentes iniciais. 

Mas a empresa acabou sendo vítima de seu próprio sucesso, nunca teve a oportunidade de criar um PC conforme ela queria, e rapidamente outros fabricantes passaram a controlar o mercado que ela criou.

 

Outros conteudos que podem ser de seu interesse

Microsoft e o MS DOS
10/10/2025HISTORIA

Microsoft e o MS DOS

O sistema operacional que fez a Microsoft ganhar o mundo

Saiba mais...
Polaroid
10/10/2025HISTORIA

Polaroid

A máquina de tirar fotos instantânea

Saiba mais...

Conteúdo sobre banco de dados sem complicação!