Wikipedia
Em 15 de janeiro de 2001 era lançada a primeira versão da Wikipedia.
Os jovens do passado dependiam muito de enciclopédias para fazer seus trabalhos de escola. Com certeza algum jovem da época vai lembrar da enciclopédia Conhecer ou da famosa Barsa. Era coisa para poucos, grandes, pesadas, e bem caras. Aqueles com menos recursos como o autor deste post tinham que se contentar com o Almanaque Abril.
Nos anos 90 as coisas começaram a melhorar. Com a popularização dos computadores com CD-ROM, enciclopédias em CD começaram a ganhar espaço. Naquela época uma enciclopédia bem popular era a Encarta, feita pela Microsoft.
Mas o dinamismo que os tempos modernos exigem tornaram papel e CD-ROM obsoletos. Surgiu a necessidade de uma enciclopédia online, que possa ser atualizada no momento em que as coisas acontecem. E ai que entram Jimmy Wales e Larry Sanger, os pais da Wikipedia.
Inicialmente o que seria a Wikipedia era um projeto complementar de um outro projeto online chamado Nupedia. Este site seria uma enciclopédia de textos apenas escritos por especialistas.
A enciclopédia colaborativa, inicialmente apenas em inglês, teve grande aceitação e logo ganhou novos idiomas. O alemão foi o primeiro, poucos meses depois do lançamento. E em agosto a Wikipedia seria citada pela primeira vez por um meio de comunicação. Dai por diante ela não parou de crescer. Em 2006 seria cadastrado o artigo de número 1 milhão.
No último mês de 2023 a Wikipedia teve 2 bilhões de visualizações. Hoje existem mais de 201 milhões de artigos em vários idiomas. Milhares de redatores e revisores trabalham de forma voluntária para manter todo esse conteúdo.
A crescente utilização da Inteligência Artificial em ferramentas como o ChatGPT pode ser uma ameaça a maior das enciclopédias. Mas sempre vão existir aqueles que vão preferir confiar em textos escritos e revisados por humanos...