iPhone

iPhone

Em 09 de janeiro de 2007 Steve Jobs apresentava o iPhone na MacWorld.

Um dos mais antecipados lançamentos da história da tecnologia teve seu início alguns anos antes. A ideia de fazer um telefone não foi do Jobs, mas de um engenheiro francês chamado Jean-Marie Hullot. Num primeiro momento Jobs não se interessou , mas ele mudaria de opinião depois. Hullot não tomaria parte do projeto do iPhone . Em 2004 duas equipes foram criadas, lideradas por Tony Fadell e Scott Forstall, além do designer Jonathan Ive. O projeto era secreto, e ambas as equipes trabalhavam em paralelo.

O lançamento do iPod alguns anos antes havia criado uma possibilidade da empresa entrar neste mercado. Jobs viu que era comum ver pessoas levando seus iPods e seus BlackBerrys para o trabalho. Seria mais conveniente um produto que integrasse os dois recursos.

Aproveitando uma experiência anterior dos anos 90, o PDA Newton, se decidiu usar um tela touchscreen, ao invés de um teclado físico como era comuns nos aparelhos disponíveis. 

Seus recursos eram sensacionais para a época. O iPhone vinha com um aplicativo que emulava as capacidades do iPod, um navegador Web, player de música e vídeo, um aplicativo do Youtube e o Google Maps, além de outros aplicativos. O sistema operacional que seria utilizado seria uma versão simplificada do Mac OS X, utilizado nos computadores fabricados pela empresa.

Se fazia necessário escolher uma operadora de telefonia. Em setembro de 2006 a Apple fez uma parceria com a AT&T, que seria a única operadora autorizada a utilizar o Iphone. Os compradores assinavam um plano de 2 anos com a operadora.

Ao chegar nas lojas em 29 de junho de 2007, seu preço inicial era de 499 dólares para o modelo com 4GB. Ele utilizava um CPU de 32 bits com 412 Mhz e 128 MB de RAM. A câmera traseira era de 2Mp.

O sucesso foi imediato. 270 mil unidades foram vendidas apenas na primeira semana, menos de 3 meses depois o número de vendas ultrapassava o milhão. No final do ano já era o quarto aparelho mais vendido nos Estados Unidos. A famosa revista Times rotularia o iPhone como a invenção do ano.

Dai pra frente só o céu seria o limite para a Apple. Em 2023, 52% de todo o lucro da Apple veio da venda de Iphones. Mais de 2 bilhões de unidades foram vendidas desde o seu lançamento. O market share global do iPhone é de 27%.

 

Outros conteudos que podem ser de seu interesse

Macintosh
14/10/2025HISTORIA

Macintosh

1984 não foi como 1984

Saiba mais...
O primeiro celular
10/10/2025HISTORIA

O primeiro celular

Conheça a história do Motorola DynaTAC

Saiba mais...

Conteúdo sobre banco de dados sem complicação!