NEXT
Um computador a frente do seu tempo
Em 12 de outubro de 1988 era lançado o computador NeXT.
Num evento apenas para convidados em San Francisco, Steve Jobs apresentou um computador que, segundo as suas palavras, era pelo menos 5 anos a frente dos concorrentes.
Tudo começou alguns anos antes, em 1985. Steve Jobs havia sido expulso da empresa que ele criou, a Apple. Ele não se deixou abalar, e criou uma nova empresa, a NeXT. Nova empresa, novos objetivos, a missão era criar um conjunto de hardware/software com o melhor da tecnologia, a fim de oferecer uma experiência computacional coesa. E o resultado atingido estava a altura.
O hardware realmente era muito bom para a época. O computador em formato de cubo tinha um processador Motorola 68030 rodando a 25 MHz, 8 MB de memória RAM, que podia ser expandido até 64 Mb, um disco rígido de 40 mb que podia ser substituído por outro de até 660 Mb. No lugar do disquete, um driver óptico magnético com discos de 256 MB, um processador digital de sinais integrado para uso em aplicações como reconhecimento de voz e áudio digital, um monitor de 17 polegadas e um sistema de vídeo com resoluções de 1120 x 832 pixels em quatro escalas de cinza.
Naquela época, um computador top de linha seria um 386 com 20 Mhz, 1 Mb de RAM e 80 Mb de HD.
O foco de Steve Jobs não era o usuário comum, mas a área de educação e o mercado corporativo. Para levar um para casa, era necessário desembolsar 6500 dólares, o que não ajudou nas vendas. Os seus principais compradores foram universidades, instituições financeiras e organizações governamentais. Apenas 50 mil unidades dos computadores NeXT foram vendidas durante toda a sua existência, e isso não era nada bom. O que a empresa levou anos para vender a Apple conseguia vender em 1 semana.
Apesar de revolucionário e de ser muito elogiado pela imprensa, a NeXT acabou a beira de falência, e acabou sendo comprada anos depois pela Apple. Mas este não foi o fim da história.
A NeXT deixou uma grande marca na história da computação, por causa de alguns usuários famosos e principalmente por causa do seu sistema operacional.
Entre seus usuários mais conhecidos estava Tim Berners-Lee e a Id Software. O primeiro foi responsável por criar o primeiro servidor web e o primeiro navegador. Já a Id Software criaria alguns dos jogos mais populares dos anos 90, como Doom e Quake.
Mas foi o sistema operacional que teve o maior impacto. O NeXTSTEP.
Muitos na época falavam que o NeXTSTEP era um sistema operacional 10 anos a frente do seu tempo. Ele era orientado a objeto, com interface gráfica, multitarefa e baseado em UNIX. Sistemas operacionais com prompt de comando, como o DOS, eram o padrão até então.
Quando a NeXT foi comprada pela Apple em 1996, Jobs acabaria voltando ao comando. O primeiro produto lançado no seu retorno seria o computador iMac. Para o novo computador, seria criado um sistema operacional baseado no NeXTSTEP, chamado Mac OS X.
O sistema iOS que roda hoje nos iPhones e iPads são descendentes do Mac OS X e do NeXTSTEP.



