O primeiro processador
O Intel 4004 foi o primeiro microprocessador para uso comercial
Em 15 de novembro a Intel comemora o aniversário de um produto que foi o primeiro passo para ela se tornar uma gigante. Em 15 de novembro de 1971, a Intel anunciava o lançamento do primeiro microprocessador para uso comercial, o Intel 4004.
O projeto que deu origem ao 4004 surgiu em 1969. Uma empresa japonesa, a Nippon Calculating Machine Corporation, procurou a Intel para desenvolver 12 chips que seriam utilizados numa calculadora impressora, a Busicom 141-PF. A Intel propôs uma solução diferente, com apenas 4 chips, estes chips teriam tarefas específicas, seriam divididos em processamento, memória RAM, memória ROM e controle de entradas/saídas.
Como o processador e a programação(ROM) estavam em separado, isso permitia utilizar o 4004 em outras aplicações. A Intel logo percebeu o valor do produto e fez um acordo com os japoneses. Em troca de um desconto, ela manteria os direitos sobre o microprocessador.
O produto era revolucionário para a sua época. Do tamanho de um polegar, tinha mais poder de processamento que os primeiros computadores dos anos 40. O processador de 4 bits possuia 2300 transistores e trabalhava na velocidade de 740 Khz. Seu preço de lançamento era de 60 dólares.
Ao oferecer para o mercado o primeiro microprocessador de uso geral, a Intel acelerou o desenvolvimento de produtos eletrônicos nos anos 70, permitindo a criação dos primeiros microcomputadores. Mas ela não estava sozinha neste mercado, e apesar de seu produto ser revolucionário, o 4004 e seus derivados não eram a principal fonte de renda da empresa. A Intel somente seria lider de mercado a partir dos anos 80, com a chegada do IBM PC. Dai pra frente, somente o céu foi o limite...
O Intel 4004 teve uma vida longa, sendo descontinuado em 1981.
Atualmente, mais de 62% dos computadores pessoais utilizam processadores Intel.