Microsoft e o MS DOS
O sistema operacional que fez a Microsoft ganhar o mundo
Sem dúvida este foi um dos maiores eventos da história da Microsoft. Em 06 de novembro de 1980, a Microsoft assinou o contrato com a IBM para a criação do primeiro sistema operacional para PC, o MS-DOS.
Com certeza Bill Gates deve lembrar desta data. A assinatura deste contrato foi o ponto de partida para criar uma das maiores empresas do mundo.
Você deve se perguntar, qual a importância deste contrato? Contexto se faz necessário...
Quando a IBM tomou a decisão de entrar no lucrativo mercado de computadores pessoais, o tempo era o fator chave. O computador deveria ficar pronto em pouco mais de um ano. Para economizar tempo, a IBM decidiu não criar um sistema operacional, mas comprar algo pronto. A idéia inicial era licenciar um sistema chamado CP/M. O fracasso nas negociações levou ao contato com a Microsoft, eles perguntaram se a jovem empresa poderia criar algo semelhante.
Gates sabia que uma empresa de Seattle, chamada Seattle Computer Products (SCP) tinha o produto que eles queriam, e depois de firmar o contrato com a IBM, licenciou o sistema deles que era chamado de QDOS. No ano seguinte, a Microsoft compraria os direitos do programa, apenas algumas semanas do lançamento do PC.
Em qualquer contrato, o diabo está nos detalhes. No contrato firmado com a IBM, ficou acertado que a Microsoft poderia vender para terceiros este sistema, que seria chamado MS-DOS.
A IBM não deu atenção a este pequeno detalhe. E pagou caro por esta falta de atenção.
O IBM-PC foi um enorme sucesso, e rapidamente a IBM liquidou os demais concorrentes. Seu sucesso daria origem a clones de seu computador, já que o PC havia sido desenvolvido como uma arquitetura aberta. Porem, estes clones precisavam de um sistema operacional para funcionar. Então este novo mercado que foi criado pela IBM acabou sendo dominado pelo sistema operacional da Microsoft.
A história dos computadores pessoais teria sido muito diferente se a IBM tivesse criado seu próprio sistema operacional.
O resultado todos nós conhecemos. A IBM criou um mercado onde poucos anos depois ela estaria em segundo plano, superada por concorrentes como a Compaq, que fabricavam clones de seu computador. E a Microsoft não parou de crescer deste então. Hoje 70% dos sistemas operacionais para desktop são da Microsoft.