O primeiro Android

O primeiro Android

Em 23 de setembro de 2008 era lançado o T-Mobile G1

A história do Android começa em outubro de 2003. A empresa Android Inc foi fundada em Palo Alto, California, por Rich Miner, Nick Sears, Chris White e Andy Rubin. Seu objetivo era criar um sistema operacional para câmeras digitais. Como este mercado estava em queda o foco foi alterado para telefones celulares. 

Tudo mudaria no momento em que a empresa foi comprada pelo Google em 2005. A empresa foi comprada por 50 milhões de dólares e os fundadores continuaram trabalhando para o Google. O sistema operacional que eles queriam criar, o Android OS, seria baseado no Linux. Com isso, eles poderiam oferecer o sistema operacional de graça para qualquer empresa interessada. A receita da empresa seria baseada na venda de apps.

Em 2007 a Apple faria história lançando o iPhone. O produto da Apple era revolucionário em comparação com o Palm e o BlackBerry, que eram os smartphones da época. A Google decidiu seguir a mesmo caminho e em novembro daquele ano seria lançada a primeira versão do Android, a 1.0 e o Google criaria um consórcio de empresas para promover a criação de um padrão aberto para dispositivos móveis. Em setembro do ano seguinte o primeiro smartphone chegaria as lojas.

O T-Mobile G1 fabricado pela empresa taiwanesa HTC era um aparelho bom para sua época, mas bem fraco para os padrões atuais. Tinha um processador Qualcomm MSM7201A rodando à 528 MHz, uma tela de 3,2 polegadas com resolução de 320 x 480 pixels, uma câmera de 3 megapixels, teclado deslizante e 192 MB de RAM.

Seu preço de lançamento foi 179 dólares e o aparelho era vinculado a um plano de 2 anos da operadora T-Mobile. As vendas foram boas, 1 milhão de unidades foram vendidas em 6 meses.

A aposta em criar um sistema aberto fez o Android dominar o mercado. No começo de 2024 haviam mais de 3 bilhões de dispositivos Android e eles equivaliam a 70% do mercado mundial. Apesar do iPhone dominar o mercado americano, no resto do mundo o Android reina soberano. Em 2023 os consumidores do Google Play Store gastaram 47 bilhões de dólares.

 

Outros conteudos que podem ser de seu interesse

Pentium
20/10/2025HISTORIA

Pentium

O processador que marcou uma geração

Saiba mais...
Famicom
08/10/2025HISTORIA

Famicom

O videogame de 8 bits da Nintendo que salvou a indústria dos videogames

Saiba mais...
Walkman
10/10/2025HISTORIA

Walkman

O Walkman mudou para sempre a forma como ouvimos música

Saiba mais...

Conteúdo sobre banco de dados sem complicação!


Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/storage/f/7d/a9/dbins/public_html/blog/post.php:101) in /home/storage/f/7d/a9/dbins/public_html/blog/ga4_track.php on line 11