Anna Kournikova
Quando a curiosidade se torna uma armadilha
Um dos vírus de computador mais famosos foi lançado em 2001. Em 12 de fevereiro de 2001 era lançado o vírus Anna Kournikova.
Usando como isca um e-mail prometendo fotos da bela tenista russa, uma das mulheres mais bonitas da época, ao abrir a suposta foto enviada como anexo este vírus acessava a lista de contatos do Outlook e replicava a mensagem para eles. O vírus apenas impactava o Windows. Ao receber o e-mail, vinha um anexo chamado "AnnaKournikova.jpg.vbs". A extensão "vbs" se aplica a scripts feitos numa linguagem derivada do Visual Basic.
A criação do vírus foi feita pelo jovem holandês Jan de Wit, que levou apenas algumas horas para fazer o malware. Ele usou como base um programa gerador de worms feito por um argentino.
Apesar da brincadeira inocente não danificar o computador da vítima, causou uma enorme confusão, os milhões de computadores infectados causaram muitas dores de cabeça aos servidores de e-mail, muitos foram derrubados devido ao volume de e-mails gerados pelo vírus.
Um ano antes do vírus da Anna teve o famoso ILOVEYOU, que usava uma técnica semelhante, um e-mail com anexo no formato vbs. Este vírus que teve origem nas Filipinas, sobrescrevia arquivos e impactou milhões de pessoas. Os prejuízos foram estimados em 8 bilhões de dólares e o custo para remover o vírus foi estimado em 15 bilhões.
O jovem holandês por pouco não viu o sol nascer quadrado. Identificado poucos dias depois, chegou a ser sugerida uma multa de 166 mil dólares como castigo, mas no final a justiça decidiu passar a mão na cabeça dele e o castigo foi apenas 150 horas de serviço comunitário.
Até hoje e-mails de desconhecidos com anexos podem ser um risco a nossa segurança. Por isso a importância de antivirus e de ferramentas contra spam e malwares.
Quem conhece o truque, não cai em cilada...