Tomb Raider

Tomb Raider

Uma das franquias de videogame mais populares daria os seus primeiros passos em 1996. Em 22 de novembro de 1996 era lançado o jogo Tomb Raider na Europa.

O jogo, que foi um dos pioneiros na utilização de gráficos 3D, teve uma origem humilde. A Core Design, uma produtora de games do Reino Unido, era composta de apenas 6 pessoas. Jeremy Heath-Smith, um dos seus criadores, teve que pegar emprestado 16 mil dólares da avó para criar a empresa em 1988. A empresa faria jogos para PC e videogames, mas os seus títulos mais bem sucedidos seriam para os videogames da Sega.

O pai de Lara Croft seria Toby Gard. O jovem programador queria criar algo único, então ele teve a idéia de criar em 1994 um jogo de aventura 3D protagonizado por uma exploradora sul americana chamada Laura Cruz. O jogo seria inspirado nos filmes do Indiana Jones. O nome da personagem principal foi alterado posteriomente para Lara Croft, para facilitar a pronúncia. Protagonistas femininas não era algo comum nos jogos, e o 3D ainda estava em seus primeiros passos. Era uma aposta de alto risco. 

Naquela época, a Core Design era uma empresa de 25 pessoas que trabalhavam dentro de uma pequena casa antiga. O Playstation havia acabado de ser lançado, e a experiência da empresa era com jogos 2D. O conceito de um jogo de exploração agradou a equipe. O começo dos trabalhos seria em 1995, com uma equipe de 6 pessoas.

A equipe trabalhava dia e noite no jogo. No começo era dificil modelar o cenário, até o momento em que se criou um editor para criar ambientes.  A partir dai o desenvolvimento acelerou. Um momento de atrito foi quando a Core Designdecidiu fazer um acordo com a Sega, para lançar o jogo primeiro para o Sega Saturn ao invés do PlayStation. O negócio era bom, mas exigiria entregar o jogo 6 semanas antes do prazo previsto. Apesar dos protestos, o desafio foi aceito.

O jogo foi apresentado no final de 1995 e havia recebido avaliações positivas, mas ninguém estava preparado para o sucesso. A Eidos, a empresa que controlava a Core e era responsável por distribuir o jogo, estimava que as vendas poderiam ser de 100 mil unidades. O jogo acabou vendendo mais de 7 milhões de cópias. A empresa havia tido um prejuízo de 2,6 milhões de dólares um ano antes, e faturaria 14,5 milhões no ano seguinte.

Tomb Raider foi um dos últimos jogos de sucesso feito para o DOS. Para rodar o jogo, era recomendado ter no mínimo um Pentium 60 com 8 Mb de RAM, um CD-ROM e 100 mb de espaço em disco.

Lara Croft tornou-se um fenômeno global, chegou às telas do cinema em dois filmes, personificada por Angelina Jolie e apareceu na capa de muitas revistas. 

O jogo deu inicio a uma franquia bem sucedida que vendeu mais de 100 milhões de cópias. Lara Croft seria eleita pelo Guinness, o livro dos recordes, “a heroína humana mais bem sucedida dos videogames” em 2006. 

Para quem quiser matar saudades, hoje é possível jogar o Tomb Raider original direto do navegador. O link é este:

http://xproger.info/projects/OpenLara/

 

Outros conteudos que podem ser de seu interesse

MSX
29/10/2025HISTORIA

MSX

Um grande sucesso dos anos 80

Saiba mais...
NEXT
05/01/2026HISTORIA

NEXT

Um computador a frente do seu tempo

Saiba mais...
Pense diferente
02/10/2025HISTORIA

Pense diferente

Uma das campanhas de marketing mais bem sucedidas dos anos 90

Saiba mais...

Conteúdo sobre banco de dados sem complicação!


Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/storage/f/7d/a9/dbins/public_html/blog/post.php:101) in /home/storage/f/7d/a9/dbins/public_html/blog/ga4_track.php on line 11