Tomb Raider
Um dos jogos mais populares dos anos 90
Uma das franquias de videogame mais populares daria os seus primeiros passos em 1996. Em 22 de novembro de 1996 era lançado o jogo Tomb Raider na Europa.
O jogo, que foi um dos pioneiros na utilização de gráficos 3D, teve uma origem humilde. A Core Design, uma produtora de games do Reino Unido, era composta de apenas 6 pessoas. Jeremy Heath-Smith, um dos seus criadores, teve que pegar emprestado 16 mil dólares da avó para criar a empresa em 1988. A empresa faria jogos para PC e videogames, mas os seus títulos mais bem sucedidos seriam para os videogames da Sega.
O pai de Lara Croft seria Toby Gard. O jovem programador queria criar algo único, então ele teve a idéia de criar em 1994 um jogo de aventura 3D protagonizado por uma exploradora sul americana chamada Laura Cruz. O jogo seria inspirado nos filmes do Indiana Jones. O nome da personagem principal foi alterado posteriomente para Lara Croft, para facilitar a pronúncia. Protagonistas femininas não era algo comum nos jogos, e o 3D ainda estava em seus primeiros passos. Era uma aposta de alto risco.
Naquela época, a Core Design era uma empresa de 25 pessoas que trabalhavam dentro de uma pequena casa antiga. O Playstation havia acabado de ser lançado, e a experiência da empresa era com jogos 2D. O conceito de um jogo de exploração agradou a equipe. O começo dos trabalhos seria em 1995, com uma equipe de 6 pessoas.
A equipe trabalhava dia e noite no jogo. No começo era dificil modelar o cenário, até o momento em que se criou um editor para criar ambientes. A partir dai o desenvolvimento acelerou. Um momento de atrito foi quando a Core Designdecidiu fazer um acordo com a Sega, para lançar o jogo primeiro para o Sega Saturn ao invés do PlayStation. O negócio era bom, mas exigiria entregar o jogo 6 semanas antes do prazo previsto. Apesar dos protestos, o desafio foi aceito.
O jogo foi apresentado no final de 1995 e havia recebido avaliações positivas, mas ninguém estava preparado para o sucesso. A Eidos, a empresa que controlava a Core e era responsável por distribuir o jogo, estimava que as vendas poderiam ser de 100 mil unidades. O jogo acabou vendendo mais de 7 milhões de cópias. A empresa havia tido um prejuízo de 2,6 milhões de dólares um ano antes, e faturaria 14,5 milhões no ano seguinte.
Tomb Raider foi um dos últimos jogos de sucesso feito para o DOS. Para rodar o jogo, era recomendado ter no mínimo um Pentium 60 com 8 Mb de RAM, um CD-ROM e 100 mb de espaço em disco.
Lara Croft tornou-se um fenômeno global, chegou às telas do cinema em dois filmes, personificada por Angelina Jolie e apareceu na capa de muitas revistas.
O jogo deu inicio a uma franquia bem sucedida que vendeu mais de 100 milhões de cópias. Lara Croft seria eleita pelo Guinness, o livro dos recordes, “a heroína humana mais bem sucedida dos videogames” em 2006.
Para quem quiser matar saudades, hoje é possível jogar o Tomb Raider original direto do navegador. O link é este:



