West Coast Computer Faire

West Coast Computer Faire

Em 1977  duas empresas davam os seus primeiros passos no mercado de computadores pessoais. E uma delas chegaria aos nossos dias como uma das maiores empresas do mundo.

Em 16 de abril de 1977, na West Coast Computer Faire em San Francisco, Estados Unidos, a jovem Apple e a gigante Commodore apresentariam seus produtos para os consumidores. A Commodore apresentaria o PET 2001 e a Apple o lendário Apple II.

Apesar das máquinas utilizaram o mesmo processador, o MOS 6502, um processador Motorola de 8 bits com velocidade de 1 Mhz, as empresas tinham ideias totalmente opostas. Steve Jobs e Steve Wozniak criaram uma máquina cheia de recursos, porem muito cara que o mais simples e acessível produto da Commodore. O reflexo podia ser visto claramente no preço, para levar a máquina da Apple para casa você tinha que tirar do bolso 1298 dólares. Já para comprar o PET 2001, você tinha que gastar 795 dólares. A diferença de preço era justificável. O Apple II tinha monitor colorido e podia ser expandido para 48 KB de RAM, já o PET 2001 tinha monitor monocromático e só podia ser expandido até 8 KB de RAM.

A Commodore teve a oportunidade de comprar a Apple, mas recusou. Essa é uma das histórias interessante do passado da Apple. Os dois Steves não tinham dinheiro para produzir o Apple II, então eles foram em busca de parcerias. Eles foram bater na porta da Commodore, uma empresa que fazia muito sucesso vendendo calculadoras e que tinha interesse de entrar no ramo de computadores. Chuck Peddle, criador do processador MOS 6502 e agora trabalhando para a Commodore foi na garagem da Apple e foi uma das 3 pessoas que viu o protótipo do novo computador.

Jobs foi direto. Alguns milhares de dólares no bolso, um emprego de liderança para conduzir o projeto e ações da empresa. Tudo isso em troca do projeto do Apple II

A resposta foi não. Chuck apostou que a Commodore tinha condições de criar algo mais simples e barato em pouco tempo, e o produto deles chegou no mercado vários meses antes da Apple. Como a empresa era maior, ela podia reduzir o preço do produto com o passar do tempo, coisa que realmente ocorreu. O Apple II nunca teve um preço acessível comparando com o Commodore.

O CEO da Commodore,Jack Tramiel, disse uma vez que sua empresa fazia computadores para as massas, já Jobs fazia computadores para as elites...

Ter o produto mais barato nem sempre abre as portas para o sucesso. Sabemos que a Apple saiu vitoriosa do confronto. Quais os motivos para o sucesso?

O Apple II conseguiu integrar hardware e software num único pacote. Por falar em software, uma das primeiras planilhas eletrônicas foi feita para o Apple II, o famoso VisiCalc. O VisiCalc contribuiu muito para a entrada dos computadores nos escritórios. Além disso, a máquina da Apple também tinha maior quantidade de memória RAM, melhor áudio e gráficos coloridos em alta resolução. Um melhor hardware acompanhado de bons softwares acabou tornando o Apple II atraente, mesmo sendo mais caro.

Apesar da Commodore ter sido a primeira empresa a vender mais de um milhão de computadores pessoais e de ter tido um papel muito importante nos anos 70 e 80, sua história não teve um final feliz. Ela entrou em falência em 1994.

 

Outros conteudos que podem ser de seu interesse

O pior jogo da história
10/10/2025HISTORIA

O pior jogo da história

Conheça o jogo ET lançado para o Atari 2600

Saiba mais...
Tetris
15/10/2025HISTORIA

Tetris

O jogo que desafiou gerações com blocos e estratégia

Saiba mais...

Conteúdo sobre banco de dados sem complicação!


Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/storage/f/7d/a9/dbins/public_html/blog/post.php:101) in /home/storage/f/7d/a9/dbins/public_html/blog/ga4_track.php on line 11