Finish him!
Um dos mais populares jogos de luta faz aniversário esta semana. Em 08 de outubro de 1992 o jogo Morkat Kombat chegaria aos fliperamas.
A história de Mortal Kombat teve inicio em 1991. Naquele ano a Capcom fazia um enorme sucesso com o jogo Street Fighter II. Outra grande empresa de jogos, a SNK, fazia sucesso com um jogo similar, Fatal Fury. A Midway, uma das empresas líder do mercado de arcades, decidiu que iria aproveitar este sucesso e lançar o seu próprio jogo de luta.
Uma equipe de quatro pessoas foi separada para este projeto, entre eles estavam Ed Boon e John Tobias. John era um artista e Boon era programador, ambos eram bem experientes, mas nunca tinham trabalhado com jogos de luta antes. Além dele, fizeram parte do projeto John Vogel e Dan Forden. A equipe trabalhou por 10 meses no jogo e o orçamento do jogo era de 1 milhão de dólares.
A Midway queria algo diferente. Ao invés de personagens desenhados, ela filmou atores fazendo movimentos marciais e digitalizou suas imagens. A inspiração foi um jogo da Atari chamado Pit Fighter, onde já havia sido feito isso. Tobias gostava mundo dos filmes de Jean-Claude Van Damme e queria que ele fosse um dos personagens do jogo. As conversas não tiveram sucesso, mas foi criado um personagem com algumas de suas características. Uma das idéias originais do jogo era fazer algo baseado num dos filmes dele, Universal Soldier.
Além do apelo visual diferente, que era sombrio comparando com os seus concorrentes, ela decidiu seguir alguns conceitos que eram populares no Street Fighter, como os combos. Mas tinha algo que era único. A Midway usou e abusou de violência gratuita e muito, muito sangue. A violência era o ponto forte e os "Fatalities", que não impactavam em nada a jogabilidade, chamavam muito a atenção dos jogadores.
O público adorou a novidade, ela foi uma das máquinas mais jogadas por muito tempo. Todo jovem da América conhecia o jogo, e em setembro de 1993 ele chegaria para os consoles da época, Super Nintendo e Mega Drive(Genesis), após uma campanha de 10 milhões de dólares. O resultado não se vez esperar, em apenas uma semana foram vendidos cerca de 3 milhões de cópias.
Mas nem todos viram o jogo com bons olhos. A crescente preocupação com a violência logo chegou ao congresso americano. Em 1993 o senado foi claro, ou a indústria dos jogos se auto regula ou o governo vai tomar providências.
Isto levou a criação em 1994 da Entertainment Software Rating Board (ESRB). Ela foi criada como um órgão de autorregulação da indústria de videogames dos Estados Unidos, Canadá e México. Sua missão é fornecer informações claras e concisas sobre o conteúdo dos jogos, desta forma ajudando pais e consumidores no momento da compra.
Desde o seu lançamento, Mortal Kombat nunca deixou de ser um dos mais populares jogos de luta. Até este ano, cerca de 27 títulos foram lançados desta franquia de jogos. Até 2021 mais de 73 milhões de jogos haviam sido vendidos.
O jogo movimentou cifras bilionárias. Somando vendas de jogos, filmes, licenciamento e merchandising, é provável que o faturamento total da franquia até hoje esteja entre 4 a 5 bilhões de dólares.



