Dynavision
Uma das empresas de videogames mais famosas do Brasil estrearia no mercado em 1983. Em 02 de agosto de 1983 era lançado o videogame Dynavision.
Este videogame era um clone não licenciado do Atari 2600 lançado por uma jovem empresa fundada em 1981 chamada Dynacom, com sede em São Paulo.
Nos anos 80 era proibida a importação de equipamentos eletrônicos, o que na época era chamado Reserva de Mercado. Para entrar no mercado brasileiro, o produto eletrônico devia ser fabricado por uma empresa brasileira. Desta forma, muitos videogames e computadores de 8 bits foram feitos por empresas brasileiras, nem sempre de forma legal.
O console tinha um visual muito bonito, mas o que chamava a atenção era o joystick, que era muito superior aquele usado no Atari. Chamado de Dynastack, ele podia ser adquirido separadamente, e era muito popular com os jovens da época.
As especificações técnicas deste clone do Atari eram as seguintes, um processador MOS Technology 6507 rodando 1.19 MHz, som mono, 128 bytes de RAM e resolução de vídeo de 160 x 192.
Os clones eram mais acessíveis que o produto licenciado, mas quem gosta de videogames sabe que levar um para casa não costuma ser barato. Naquela época, um videogame desses custava uns Cr$ 160 mil, o que seria equivalente a R$ 1.736,63 em valores de 2017.
Por ser compatível com o Atari, a Dynacom não tinha necessidade de lançar muitos jogos, mas mesmo assim a empresa lançou alguns jogos muito populares, como Pac-Man, Space Invaders, Asteroids, Pitfall!, River Raid, Frogger, Demon Attack, Centipede, Missile Command e Defender.
Apesar do videogame chamar muito a atenção, ele teve que se esforçar bastante para ganhar o seu lugar ao sol. O mercado brasileiro tinha muitos consoles compatíveis com Atari. O produto da Dynacom tinha que competir com o Atari licenciado vendido pela Polyvox, o Dactar, fabricado pela Milmar e o estiloso Onyx Júnior, fabricado pela MicroDigital. Claro que não podia faltar a CCE, uma empresa que fez parte da vida de muitas pessoas. A CCE tinha o VG-2800.
O Dynavision não ficaria restrito ao Atari. Em 1989 seria lançado o Dynavision 2, um clone de NES. Nos anos seguintes outras versões do Dynavision seriam lançadas, todas compatíveis com jogos do NES.
A Dynacom teve uma longa vida, encerrando suas atividades em fevereiro de 2011.



