Sites e aplicativos para praticar o seu inglês

Sites e aplicativos para praticar o seu inglês

Dizer que o inglês é importante para a sua carreira profissional é chover no molhado. Um bom conhecimento de inglês pode abrir portas para um trabalho fora do Brasil, além de permitir você ter acessos a conteúdos que podem acelerar o seu aprendizado de programação.

De acordo com uma pesquisa feita em 2022 pelo British Council, apenas 1% da população brasileira fala inglês fluentemente. Aqueles que falam inglês, mas não de maneira tão avançada, representam, por sua vez, 5% da população. 

Inglês é um investimento para a vida. E como todo investimento, exige tempo e dedicação. Quanto tempo é necessário para aprender uma nova lingua? Para responder essa pergunta, podemos tomar como referência o velho mundo,. 

Os europeus possuem o chamado CEFR, que é o Common European Framework of Reference for Languages, que é um padrão utilizado para descrever os resultados da aprendizagem de uma língua estrangeira em todo o continente. Segundo eles, para o domínio intermediário do inglês é necessário pelo menos 500 horas de estudo. Para atingir a fluência pode ser necessário 1200 horas de estudo. É importante lembrar que esse não é um numero exato, a forma de aprender vária de pessoa para pessoa.

Quais as vantagens profissionais de tanto esforço? Segundo o site de empregos Catho, um trabalhador fluente em inglês pode ganhar até 61% a mais do que um profissional que faz a mesma função mas não domina o idioma. 

Como melhorar o inglês sem colocar a mão no bolso? Eu separei 19 sites e aplicativos que vão te ajudar! Você vai ver a seguir tanto sites para quem está começando quanto sites para quem já tem algum conhecimento no idioma e quer ir mais longe.

 

SITES

 

INGLÊS ONLINE

O site tem muitas dicas de inglês básico. A alguns anos eu sigo o podcast, e isto serviu para melhorar muito o "listening", que era uma habilidade que queria aprimorar, já que na minha área (TI), a grande maioria do conteúdo é em inglês.

https://www.inglesonline.com.br

 

DUOLINGO

Para quem está começando e não larga o smartphone o Duolingo trata o ensino como se fosse um jogo, desta forma, prende a atenção do aluno.

https://pt.duolingo.com/

 

INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul localizado em Bento Gonçalves possui cursos livres gratuitos de inglês e espanhol

https://moodle.ifrs.edu.br/course/index.php?categoryid=81

 

CATRACA LIVRE

No site Catraca Livre você tem vários canais com dicas de inglês dos mais diversos níveis.

https://catracalivre.com.br/educacao/videoaulas-ingles-gratuitas/

 

USA LEARNS

Este é um curso de inglês online voltado para adultos, então o foco não é para iniciantes. Foi feito pela prefeitura de Sacramento (Califórnia) e o foco são os imigrantes. Eu fiz este curso a alguns anos atrás e achei a proposta interessante.

https://www.usalearns.org

 

CAMBRIDGE DICTIONARY

Ter um dicionário de português para inglês é algo muito bom para quem está começando. Mantenha este link por perto.

https://dictionary.cambridge.org/pt/

 

BRITISH COUNCIL

Este site é um portal com centenas de recursos para você praticar gramática e vocabulário. Este site feito no Reino Unido possui muitos recursos gratuitos, mas também possui cursos pagos

https://learnenglish.britishcouncil.org/skills

 

NEWS IN LEVELS

Neste site você pode ver notícias em inglês. Você pode escolher o nível de dificuldade.

https://www.newsinlevels.com

 

CANAIS DO YOUTUBE

 

KULTIVI

Este é o curso online gratuito do professor Rui Ventura. São 147 aulas, todas disponiveis no Youtube. Cada aula tem até 10 minutos de duração, desta forma fica fácil se organizar.

https://www.youtube.com/playlist?list=PL8vXuI6zmpdjDZMvqB2b-011BUdpdgHA9

 

BBC LEARNING ENGLISH

Este é um canal do Youtube voltado para quem já tem algum conhecimento do idioma.

https://www.youtube.com/user/bbclearningenglish

 

ENGVID - LEARN ENGLISH

Neste canal do Youtube você tem vários vídeos gravados por diferentes professores. Como todos os vídeos são em inglês, ele é para quem já tem alguma familiaridade com o idioma

https://www.youtube.com/user/engvidenglish

 

SMALLADVANTAGES 

Este é um canal do Youtube que pertence ao Gavin Roy. Ele mora nos Estados Unidos e aprendeu português sozinho. No canal dele você tem aulas onde ele fala em português e te ensina dicas muito úteis do inglês praticado no dia a dia.

https://www.youtube.com/c/SmallAdvantages

 

TEDx

Se você gosta de palestras, este site é para você. O TED (Tecnologia, Entretenimento e Design) é uma ONG criada nos EUA em 1984. Ela tem o intuito de propagar ideias que merecem ser compartilhadas.

https://www.youtube.com/channel/UCsT0YIqwnpJCM-mx7-gSA4Q

 

LET THEM TALK TV

O canal do Youtube do professor Gideon tem dicas muito boas para quem já tem um conhecimento básico de inglês e deseja aprender mais do inglês britânico.

https://www.youtube.com/c/LetThemTalkTV

 

NAÇÃO FLUENTE

O canal do Youtube do site Nação Fluente possui muitas dicas para quem destravar o inglês para atingir a fluência.

https://www.youtube.com/c/nacaofluente

 

LINGUA MARINA

Marina Mogilko é uma russa que vive nos Estados Unidos. No seu canal ela compartilha dicas valiosas para você entender o inglês falado no dia a dia e ajudar você a falar como um nativo.

https://www.youtube.com/c/linguamarina/playlists

 

INGLÊS PARA BRASILEIROS

A professora Drieli tem 10 anos de experiência no ensino de inglês. No seu canal do Youtube você vai ter muito conteúdo que vai do básico ao avançado.

https://www.youtube.com/user/inglespordrieli

 

APLICATIVOS

 

ELSA SPEAK 

Pratique inglês com diálogos curtos e divertidos. Disponível para Android e IOS

https://elsaspeak.com/pt/

 

LINGOCLIP

Lingoclip é um aplicativo disponível para Android e IOS onde você pode aprender de forma divertida, vendo clips e letras de suas músicas favoritas!

https://lingoclip.com

 

Está começando e deseja saber o que precisa estudar de HTML e JavaScript? Não deixe de conferir os roteiros de estudo de HTML e JavaScript!. São dezenas de conteúdos para você melhorar suas habilidades.

Roteiro de estudos - HTML e CSS

Roteiro de estudos - Javascript

 

Outros conteudos que podem ser de seu interesse

Calcular a diferença  entre horas utilizando JavaScript
20/02/2022JAVASCRIPT

Calcular a diferença entre horas utilizando JavaScript

Veja como calcular a diferença entre horários utilizando JavaScript

Saiba mais...
Manipulando strings com JavaScript
06/02/2022JAVASCRIPT

Manipulando strings com JavaScript

Veja os métodos para trabalhar com strings no JavaScript

Saiba mais...

Conteúdo sobre banco de dados sem complicação!