Doom
O jogo que marcou os anos 90
Quando Doom foi lançado em 10 de dezembro de 1993, com certeza os seus criadores nao imaginavam o impacto que ele causaria.
Um jogo de tiro em primeira pessoa (FPS) era um conceito relativamente novo. A empresa que criou o Doom, chamada Id Software, já havia feito isso antes. Em maio de 1992 ela havia lançado "Wolfenstein 3D", que é o avô de todos os jogos de tiro. O sucesso obtido por Wolfenstein 3D animou a Id a tentar algo mais sofisticado e violento.
A criação do jogo começou em novembro de 1992 e a equipe era composta por 5 pessoas. Eles alugaram uma sala e passaram 6 meses trabalhando dia e noite no projeto. Doom foi programado na linguagem C, com alguns poucos elementos programados em Assembly. Os computadores usados para compilar o jogo eram NeXT. NeXT era uma linha de computadores criada pelo Steve Jobs no período em que ele esteve fora da Apple. Como tudo que foi feito pelo Jobs, NeXT não era barato, custou 11 mil dólares,
O jogo era composto de 3 episódios, sendo que o primeiro era distribuído no formato de shareware, podendo ser compartilhado livremente, a versão shareware vinha em dois disquetes. Comparando com o seu antecessor, era um jogo muito mais sofisticado. Apesar de ainda não ser um jogo totalmente 3D (as armas e os personagens eram sprites), o jogo tinha um cenário 3D melhor, mais armas e melhor jogabilidade. Para rodar Doom, você precisava ter um computador com processador 486 ou superior, com velocidade de pelo menos 66MHz, 8 MB de RAM e 40 MB de espaço em disco. O preço de lançamento era de 40 dólares.
Após o lançamento, o sucesso foi imediato. Em maio de 1994 o jogo já havia vendido 65 mil unidades, e a versão shareware havia sido baixada 1 milhão de vezes. A Id tinha apenas 2 anos de vida, mas já havia produzido 20 jogos. Apesar de ser uma empresa pequena, o sucesso de Doom colocou a Id entre as gigantes do mercado.
Oficialmente foram vendidas 3,5 milhões de unidades. Mas o jogo rapidamente foi instalado em centenas de milhões de computadores. Doom era tão popular que em 1995 haviam mais máquinas com este jogo do que com o Windows. Um feito extraordinário, mas uma enorme dor de cabeça para as empresas e escolas. Doom foi um dos primeiros a permitir partidas em rede, isso além de congestionar as redes era motivo de perda de produtividade por parte das empresas. Numa época em que não existiam redes sociais, as pessoas passavam o tempo jogando Doom.
O sucesso de Doom consolidou os jogos de tiro em primeira pessoa e logo o mercado receberia outros grandes jogos, como Duke Nukem e Quake. Sem duvida nenhuma contribuiu para a popularização dos jogos 3D.
Hoje em dia este genero de jogo não causa o mesmo impacto do que nos anos 90, mas ainda continua sendo uma considerável fonte de receita para as produtoras. No ano passado o gênero de jogos FPS movimentou cerca de 4,6 bilhões de dólares.