Ferramentas de Inteligência Artificial para trabalhar com SQL

Ferramentas de Inteligência Artificial para trabalhar com SQL

Neste artigo vamos ver como utilizar ferramentas de inteligência artificial com o SQL. Você vai conhecer alguns exemplos de ferramentas que podem ajudar a construir consultas e extrair dados de um banco de dados através de perguntas. 

 

VANNA.AI

https://vanna.ai

 

O Vanna é um projeto opensource feito em Python. Você pode treiná-lo com os seus schemas, documentações e queries e ele pode utilizar consultas bem sucedidas do passado para refinar o método de pesquisa. Ele possui integrações com Postgres, OpenAi, SQL Server e outros serviços de banco de dados. Além de retornar tabelas com os resultados das consultas ele também pode criar gráficos. Por ser opensource, você pode criar sua própria estrutura local, mas também pode usar ele online de graça, com algumas restrições. No plano gratuito, ele usa o GPT 3.5. No plano pago, que custa 53 centavos de dólar por consulta, ele utiliza o GPT-4, além de ter um bot próprio.

 

SQL AGENT

https://github.com/dsensei/sql-agent

 

O SQL Agent é para aqueles que querem trabalhar com NodeJS. Ele utiliza um bot opensource chamado DSensei. Esse bot possui uma integração como Slack, que permite que você faça as consultas a partir do Slack, uma famosa ferramenta de mensagens utilizado por equipes empresariais. O DSensei pode ser integrado a bancos de dados BigQuery, MySQL and Postgres. Como ele é configurado no ambiente do usuário, o custo se refere apenas a licença para usar a API do ChatGPT.

 

AI TO SQL

https://www.ai2sql.io

 

Esta é uma plataforma para fazer consultas SQL utilizando linguagem natural. Ela suporta consutas em inglês, apesar de ter vários idiomas o português não é um deles. Esta plataforma suporta vários tipos de bancos de dados SQL como SQL Server, MySQL ou Postgres e também suporta bancos não relacionais como MongoDB. Eles possuem uma extensão para o navegador Chrome. Você pode usar de graça por 7 dias, a partir dai você pode escolher um plano mensal, os valores variam entre 9 a 24 dólares.

 

TEXT TO SQL

https://www.text2sql.ai

 

Uma plataforma online que não apenas serve para bancos SQL, eles também possuem ferramentas para ajudar a criar fórmulas no Excel e expressões regulares. Ele suporta banco de dados SQL Server, MySQL ou Postgres, e pode ser integrado a qualquer programação através de uma API. Da mesma forma que algumas das ferramentas anteriores, ela utiliza o ChatGPT para consumir as informações do seu banco de dados. Pode ser usado de forma gratuita por 7 dias, a partir dai você pode assinar um plano mensal de 8 dólares.

 

SQL AI

https://www.sqlai.ai

Esta plataforma não apenas cria consultas através de texto como também pode corrigir ou otimizar consultas SQL. Pode ser testado de graça por um tempo. Os planos pagos variam entre 4 a 15 dólares por mês

 

AVANTY

https://avanty.app/

Esta é uma ferramenta de IA para quem trabalha com o Metabase, uma ferramenta de relatórios e BI que permite criar relatórios e dashboards, ele é uma alternativa ao PowerBI.  É uma extensão do Chrome que pode ser conectada ao seu Metabase. O Avanty não apenas cria consultas, como também permite explicar consultas existentes e localizar erros. Esta ferramenta ainda está em desenvolvimento, o acesso é pago, o plano mensal é de 19 dólares.

 

AI QUERY

https://aiquery.co/

 

O AI Query suporta vários tipos de banco de dados SQL ou não relacionais. Além de criar queries ele também permite explicar as queries existentes. O plano mensal custa 10 dólares.

 

ENCERRAMENTO

 

Neste artigo você viu 7 ferramentas de inteligência artificial para trabalhar com consultas SQL.

Se interessa em saber mais sobre inteligência artificial? Os artigos a seguir podem ser de seu interesse:

 

Ferramentas de Inteligência Artificial para criar apresentações

 

Ferramentas de Inteligência Artificial para chatbots

 

Ferramentas de Inteligência Artificial para criação de textos e áudio

 

Ferramentas de Inteligência Artificial para edição de imagens e vídeos

 

Outros conteudos que podem ser de seu interesse

Como agrupar vários registros em uma única coluna com SQL
26/06/2022SQL

Como agrupar vários registros em uma única coluna com SQL

Veja como agrupar várias linhas em uma única coluna com SQL

Saiba mais...
SQL vs Pandas - Agrupamento e frequências
31/03/2024SQL

SQL vs Pandas - Agrupamento e frequências

Veja como agrupar dados no SQL e no Pandas e fazer o cálculo de frequências

Saiba mais...

Conteúdo sobre banco de dados sem complicação!