Roadmap Matemática e Estatística

Confira neste roteiro os conhecimentos básicos de matemática e estatística para trabalhar na área de análise de dados.

 

A área de análise de dados desempenha um papel estratégico em empresas dos mais variados portes, já que a correta interpretação dos dados pode resultar em eficiência operacional ou na identificação de padrões de comportamento que podem levar a empresa ao sucesso.

Da mesma forma que a inteligência artificial, esta é uma área em franco crescimento. Quando falamos de dados, é comum se falar de ferramentas como Excel, Power Bi, Python ou R. Mas para se destacar não é necessário apenas dominar ferramentas. É necessário dominar conceitos de matemática e estatística.

Apesar de existir um número baixo de pessoas em trabalhos vinculados a matemática, devido em parte a esta matéria não ser a preferida da maioria das pessoas durante o período escolar, existe uma grande vantagem no seu estudo. Empregos relacionados a matemática costuman ser menos afetados por crises econômicas. Um bom conhecimento em matemática pode abrir oportunidades em várias áreas, como finanças, tecnologia ou engenharia.

De acordo com estudos feitos em 2021, apenas 5% dos alunos que terminam o ensino médio no Brasil atingem as expectativas em matemática. Fazer parte deste grupo pode abrir oportunidades.

Este roteiro de estudos tem como objetivo orientar no aprendizado de temas básicos de matemática e estatística que podem ser muito importante para você construir uma carreira na área de análise de dados. O foco deste roteiro são os conceitos mínímos para ajudar na análise de tendências e padrões.