Como conseguir emprego na área de tecnologia da informação

Como conseguir emprego na área de tecnologia da informação

Neste artigo você vai conhecer vários sites para se preparar para testes de avaliação de conhecimento, e vários sites para se candidatar a vagas de emprego.

Um levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) feito no começo de 2021 apontou que a procura por profissionais na área de TI será de 420 mil pessoas até o ano de 2024, no país. Hoje o Brasil forma 46 mil profissionais com perfil tecnológico por ano.

Apesar da grande demanda, as empresas são muito exigentes. Portanto você vai precisar estudar bastante para conseguir sua primeira oportunidade.

Como começar a estudar?

Na Internet existem centenas de opções de cursos tanto pagos quanto gratuitos. Existe muito conteúdo em português, mas nesta área, o inglês pode fazer a diferença, já que ele vai te permitir assimilar melhor um conteúdo de qualidade.

Para você não perder seu tempo, eu separei mais de 40 opções de cursos gratuitos das mais diversas linguagens. Acompanhe o link a seguir para ver as opções que eu separei para você!

Cursos e outros materiais gratuitos para estudar programação

Como são organizadas as vagas de emprego?

Ao consultar vagas de emprego nesta área, é comum ver que as vagas são agrupadas por certas categorias de experiência, como júnior, pleno ou sênior. Não existe uma forma precisa de rotular a experiência profissional, mas eu posso compartilhar com você a seguinte classificação:

 Estagiário - Alguém que está estudando

Júnior - Um iniciante, com pouca experiência prática

Pleno - Um profissional com 2 ou 3 anos de experiência pode ser considerado pleno.

Sênior - Geralmente alguem com 5 anos ou mais de experiência.

Claro que este tipo de classificação depende do trabalho que você vai fazer. Se você passar anos fazendo coisas simples, não vai virar um profissional pleno apenas por tempo de trabalho. 

Um profissional júnior geralmente precisa de acompanhamento para desempenhar suas tarefas. Já um profissional pleno pode construir soluções com base nos requisitos recebidos sem a necessidade de acompanhamento constante. Portanto, para mudar de categoria profissional, você precisa estar sempre a procura de novos desafios.

E por falar em desafios, quais os desafios que um candidato deve enfrentar para conseguir seu primeiro emprego? É o que vamos ver a seguir.

 

Testes de Emprego

 

Na área de tecnologia, é comum a existência de testes práticos, os chamados "challenges", onde o candidato deve fazer algum projeto e entregar para avaliação após um certo tempo. Desta forma, o futuro empregador pode avaliar tanto a qualidade do código quanto a funcionalidade.

O Github costuma ter muitos repositórios de testes. Se a área de atuação que você deseja é o frontend, neste repositório você tem links para muitos deles, tanto no Brasil quanto no exterior.

 

https://github.com/felipefialho/frontend-challenges

 

Agora, se você deseja testes para backend, então os próximos repositórios são para você!

 

https://github.com/CollabCodeTech/backend-challenges

 

https://github.com/backend-br/desafios

 

Outra modalidade de testes consiste naqueles que são feitos na hora.  Uma plataforma de testes online que está ganhando espaço é a DevSkiller. Nela, você tem 90 minutos para resolver a prova, que consiste de perguntas e de desafios práticos.

 

https://devskiller.com

 

Se você é daqueles que gosta de responder perguntas, pode praticar utilizando o HackerRank.

 

https://www.hackerrank.com

 

Depois de estudar e praticar bastante, chegou a hora de se candidatar.

 

Vagas de Emprego

 

Agora que você viu como pode se preparar, chegamos na parte mais importante. Onde procurar oportunidades?

O GitHub também pode nos ajudar. Os seguintes repositórios possuem uma lista atualizada de vagas:

 

https://github.com/frontendbr/vagas/issues

 

https://github.com/backend-br/vagas/issues

 

https://github.com/react-brasil/vagas/issues

 

https://github.com/flutter-brazil/vagas

 

https://github.com/vuejs-br/vagas

 

https://github.com/soujava/vagas-java

 

https://github.com/qa-brasil/vagas

 

Uma outra alternativa é utilizar as plataformas de emprego especializadas para a área. Vou recomendar 3 plataformas, que são as seguintes:

 

ProgramaThor

https://programathor.com.br

 

GeekHunter

https://www.geekhunter.com.br

 

Revelo

https://www.revelo.com.br

 

Ambas as plataformas costumam fazer o "match" do candidato de acordo com o perfil informado. Uma característica comum em ambas é que a maioria das vagas informa o salário. Isso evita do candidato participar de um processo seletivo e ficar sabendo apenas no final que a renumeração não é adequada.

 

Conclusão

 

Para encerrar estes artigo, minhas considerações finais.

Para a área de desenvolvimento, ter um portfólio é algo importante. Você pode utilizar o Github para hospedar  seus projetos pessoais ou aqueles projetos que você criou ao fazer cursos. Procure criar repositórios com arquivos Readme que informem qual o propósito do sistema e como ele pode ser instalado. Isso ajuda ao futuro empregador avaliar o seu conhecimento.

 

https://github.com

 

Um outro ponto de atenção é o Linkedin. Se você não tem perfil nele, considere criar e manter atualizado. Ele pode ser uma importante ferramenta para conectar você com novas oportunidades de trabalho. Procure também se conectar com outros profissionais da área, e compartilhe suas experiências.

 

https://www.linkedin.com

 

Apesar do Linkedin ser muito prático para você organizar seu histórico profissional, ainda é comum encontrar recrutadores que solicitem que você envie o seu currículo. Algo que você deve considerar ao escrever o seu currículo é que hoje existem ferramentas que fazem a triagem dos candidatos com base no conteúdo que você informar, ou seja, o seu currículo vai ser lido por um software, e se estiver dentro de certos padrões, pode ser avaliado pelo recrutador.

Se você quer dicas de como construir um currículo que possa ser lido por este tipo de ferramenta, consulte o link a seguir

Cuidado! Robôs estão lendo o seu currículo

 

Outros conteudos que podem ser de seu interesse

Validando CPF e CNPJ com PHP
03/10/2021PHP

Validando CPF e CNPJ com PHP

Veja como validar o número destes dois documentos com PHP

Saiba mais...
Calculando a idade com PHP
02/07/2020PHP

Calculando a idade com PHP

Confira vários exemplos de como calcular a idade utilizando PHP

Saiba mais...

Conteúdo sobre banco de dados sem complicação!